Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Como ler e entender os rótulos dos alimentos?

Radio Advento | 3:00 AM |

valorNutricional
Você lê os rótulos dos alimentos que você compra? Eu tenho lido cada vez mais para saber o que estou comprando, e tenho ficado surpreso com a quantidade de alimentos que eu achava que eram saudáveis mas que na verdade contêm vários ingredientes um tanto prejudiciais.
Outro dia fui comprar uma geléia de uma marca famosa, que até então eu comprava de “olhos fechados”, quero dizer, sem ler o rótulo nem os ingredientes. Porém desta vez eu resolvi dar uma lida rápida na lista de ingredientes. Para minha surpresa, o primeiro ingrediente da lista era o Xarope de Milho com Alto Teor de Frutose (HFCS – High Frutose Corn Syrup), que é um ingrediente que eu tento evitar. Aí depois fui verificar um milho (enlatado), e para minha surpresa os ingredientes eram: milho, água, açúcar e sal. “Açúcar????” – eu pensei – “Eu quero só milho, e não milho com açúcar!”. Para onde este mundo está caminhando?
Pois bem. Eu gostaria de te encorajar a ler o rótulo dos produtos que você está acostumado a comprar (mesmo aqueles que parecem saudáveis!). Da mesma maneira que eu fiquei assustado com os ingredientes de produtos que para mim eram super saudáveis, talvez você terá uma surpresa ao verificar os rótulos dos produtos que costuma comprar.
Não sabe ler rótulos? Não sabe o que significam todos aqueles nomes? Sem problemas! Veja a informação abaixo!
Estão surgindo aí pela internet alguns cursos pagos que ensinam o povo a ler rótulos de alimentos. Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) oferece gratuitamente um manual prático e interessante ensinando de maneira fácil como ler os rótulos dos produtos. Você também encontra neste manual uma tabela de porções, dúvidas frequentes, etc. Você pode fazer o download do Manual de Orientação aos Consumidores – Educação para o Consumo Saudável aqui.
Na próxima vez que você for ao supermercado fazer suas compras, dê uma olhadinha nos rótulos, escolha produtos mais naturais e comece a ter uma alimentação mais saudável hoje mesmo!
Fonte ; Portal Natural

Category: