Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Como agir quando o marido perde o trabalho

Radio Advento | 4:30 AM |

O trabalho é um bem precioso para a família é dele que tiramos nosso sustento, o trabalho nos dignifica, tem sido assim desde a origem da humanidade como afirma a escritura em Gênesis, o versículo 19 do terceiro capítulo: “No suor do teu rosto comerás o teu pão...”.

Acredito que a perda do emprego é um grande fantasma para muitas famílias, a simples possibilidade de enfrentar esse desafio pode trazer medo, angústia e tristeza, esses sentimentos ruins e preocupantes podem dominar a situação, por isso precisamos ter e tirar forças para aprender com essa adversidade e fortalecer nosso cônjuge.

Lidando com a situação
Quando nosso cônjuge vem com essa notícia, devemos, como esposa, ampará-lo e encorajá-lo a enfrentar essa situação que pode ser por um breve período, com certeza ele deve chegar um tanto triste, injustiçado e desanimado.

Não se desespere
Embora seja uma situação extremamente delicada e difícil, não podemos deixar o desespero tomar conta, nem sofrer por antecedência, pensando que o mundo acabou ou coisa parecida, muito menos deixar transparecer para o amado tais sentimentos e preocupações, é muito pior para ele.

Não antecipar o sofrimento
Não devemos sofrer por antecipação, pensando em coisas ruins que possam vir acontecer a sua família, isso gerará mais dor e sofrimento, podendo até chegar à depressão.

Pensem juntos
Após o impacto inicial da informação, é necessário parar para refletir, traçar ações e metas de como vencer esse desafio, procure ser um ponto seguro para seu marido, uma fortaleza para que ele saiba que pode contar contigo, que tem um ombro amigo e carinhoso para chorar se necessário, uma cabeça que o ajudará a pensar, uma amiga que o ajudará a ver as coisas pelo lado bom, buscando sempre a solução.

Exerçam sua fé
Ser um ponto seguro, estender a mão e dar o ombro para ser acalentador requer muita fé e confiança, por isso acredito que para sermos assim precisamos, primeiramente, buscar o nosso ponto seguro para aumentarmos nossa fé, não vejo outra forma que não seja a oração. Buscar conforto e a orientação necessária para vencermos os desafios é mais fácil quando dobramos nossos joelhos e solenemente conversamos com nosso Pai que está no Céu.

Aprender com a situação adversa
Não precisa encarar o desemprego como uma sentença de morte ou um castigo, faça exatamente ao contrário, procure tirar proveito da situação, pode ser uma ótima oportunidade para mudanças, uma melhora significativa no convívio familiar, no amor, no trato, na educação, pode ser uma forma de vermos algo que não víamos antes e podemos ver novas oportunidades.

Incentivar e participar na busca de um novo emprego
Uma amiga me relatou uma experiência que achei fantástica. Seu marido estava desempregado, todos os dias ele buscava um trabalho, saia cedo de casa e retornava quando estava exausto à noite, por causa da delicada situação financeira, estavam morando na casa de seus pais, quando seu marido retornava para casa, cansado e desanimado por causa das negativas, enfrentava sua sogra que vinha ao encontro e perguntava se havia conseguido um trabalho. Quando ela ouvia a resposta, ficava se lastimando com palavras desanimadoras, mas minha amiga, com fé e amor, abraçava seu esposo, o confortava e o encorajava, apoiavam-se e buscavam o consolo de seu Deus. E ela falava assim: "Que bom, marido! Você encontrará outro trabalho melhor!" Essa situação durou pouco, logo com ânimo e forças restauradas, encararam a situação de frente e juntos venceram esse desafio.

Sei que podemos vencer qualquer problema, também sei que será mais fácil se estivermos unidos e preparados, ajude seu marido e verás novas oportunidades.

Category: