Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Os nove cantos mais contaminados da casa

Radio Advento | 5:41 AM |

Engana-se quem pensa em primeiro lugar que, o sanitário ou lata de lixo, são os locais mais contaminados da casa. Surpreenda-se, mas a pia da cozinha, cafeteira e fogão, foram listados como os mais infectados. 
 
É o que diz a Fundação Nacional Sanitária, dos Estados Unidos, (NSF), que fez um levantamento muito importante sobre os lugares mais contaminados da casa e o por quê.
 
Confira quais são os nove locais e dicas de como amenizar a situação, evitando problemas de saúde:
 
 Os nove cantos mais contaminados da casaPia da cozinha
Por causa do frequente contato que elas têm com alimentos, as pias de cozinha são 100 mil vezes mais contaminados do que as pias do banheiro. Esfregue toda a superfície uma vez ou duas vezes por semana, com água quente e sabão, certificando-se de remover todos os vestígios de sujeira.
 
Fogão
Os botões que ajustam a potência do fogo são alguns dos lugares mais imundos em sua casa, uma vez que são manuseados várias vezes quando suas mãos estão contaminadas com a comida, de acordo com o estudo NSF.
 
Pote de comida de animais
Embora a maioria dos cães coma duas vezes por dia, você não tem que lavar o recipiente depois de cada refeição - uma vez por dia é suficiente. Esfregue-o com a mão usando água quente e sabão.
 
Bancada da pia
Esta é uma das superfícies de maior uso em uma casa, dizem os especialistas da NSF, com suas sacolas de compras e embalagens de carne crua, por exemplo. Depois de cozinhar ou preparar alimentos, e no final de cada dia, lave a superfície com água quente e sabão.
 
Cafeteira
Mofo e bactérias tendem a crescer devido ao ambiente escuro e úmido do interior da cafeteira. Encha o reservatório com cerca de quatro xícaras de vinagre e deixe por 30 minutos. Depois faça o mesmo tempo com água por duas ou três vezes até que o cheiro do vinagre desapareça.
 
Carpete
A maioria dos fabricantes de tapetes dizem que a melhor maneira de limpeza profunda é aquela feita a vapor, a cada 18 meses.
 
Porta escovas de dente
Um inofensivo copinho com escovas de dentes tem, em média, mais de 2 milhões de células de bactérias. Bambu e madeira podem parecer atraentes, mas eles são difíceis de limpar. Então use aço inox escovado ou plástico, e limpe uma ou duas vezes por semana.
 
Esponja
A NSF descobriu que depois de três semanas de uso, 70% das esponjas começaram a expor bactérias. Dois minutos no microondas podem matar a maioria dos vírus, parasitas e esporos que cresce sobre esponjas. Recomenda-se trocar de esponja a cada duas semanas ou menos.
 
Banheira e chuveiro
Ao longo de suas pesquisas nos lares americanos, a NSF descobriu que 26% das banheiras e chuveiros abrigaram bactérias conhecidas como estafilococos, que podem causar problemas como lesões superficiais da pele e infecções no trato urinário. Você pode manter esses germes usando com um spray leve de água.

Category: