Os nove cantos mais contaminados da casa
Engana-se quem pensa em primeiro lugar que, o sanitário ou lata de lixo, são os locais mais contaminados da casa. Surpreenda-se, mas a pia da cozinha, cafeteira e fogão, foram listados como os mais infectados.
É o que diz a Fundação Nacional Sanitária, dos Estados Unidos, (NSF), que fez um levantamento muito importante sobre os lugares mais contaminados da casa e o por quê.
Confira quais são os nove locais e dicas de como amenizar a situação, evitando problemas de saúde:

Por causa do frequente contato que elas têm com alimentos, as pias de cozinha são 100 mil vezes mais contaminados do que as pias do banheiro. Esfregue toda a superfície uma vez ou duas vezes por semana, com água quente e sabão, certificando-se de remover todos os vestígios de sujeira.
Fogão
Os botões que ajustam a potência do fogo são alguns dos lugares mais imundos em sua casa, uma vez que são manuseados várias vezes quando suas mãos estão contaminadas com a comida, de acordo com o estudo NSF.
Pote de comida de animais
Embora a maioria dos cães coma duas vezes por dia, você não tem que lavar o recipiente depois de cada refeição - uma vez por dia é suficiente. Esfregue-o com a mão usando água quente e sabão.
Bancada da pia
Esta é uma das superfícies de maior uso em uma casa, dizem os especialistas da NSF, com suas sacolas de compras e embalagens de carne crua, por exemplo. Depois de cozinhar ou preparar alimentos, e no final de cada dia, lave a superfície com água quente e sabão.
Cafeteira
Mofo e bactérias tendem a crescer devido ao ambiente escuro e úmido do interior da cafeteira. Encha o reservatório com cerca de quatro xícaras de vinagre e deixe por 30 minutos. Depois faça o mesmo tempo com água por duas ou três vezes até que o cheiro do vinagre desapareça.
Carpete
A maioria dos fabricantes de tapetes dizem que a melhor maneira de limpeza profunda é aquela feita a vapor, a cada 18 meses.
Porta escovas de dente
Um inofensivo copinho com escovas de dentes tem, em média, mais de 2 milhões de células de bactérias. Bambu e madeira podem parecer atraentes, mas eles são difíceis de limpar. Então use aço inox escovado ou plástico, e limpe uma ou duas vezes por semana.
Esponja
A NSF descobriu que depois de três semanas de uso, 70% das esponjas começaram a expor bactérias. Dois minutos no microondas podem matar a maioria dos vírus, parasitas e esporos que cresce sobre esponjas. Recomenda-se trocar de esponja a cada duas semanas ou menos.
Banheira e chuveiro
Ao longo de suas pesquisas nos lares americanos, a NSF descobriu que 26% das banheiras e chuveiros abrigaram bactérias conhecidas como estafilococos, que podem causar problemas como lesões superficiais da pele e infecções no trato urinário. Você pode manter esses germes usando com um spray leve de água.
Category: saude