Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Saiba como controlar sua TPM

Rádio Advento | 3:00 AM |


A TPM (tensão pré-menstrual) atinge à todas as mulheres mas muitas vezes de formas diferentes. Controlar as emoções e o alto nível de sensibilidade que dominam o organismo é tarefa muito difícil, porém sabendo identificar qual o seu tipo de TPM podem ser adotadas algumas práticas para diminuí-la. Entre as indicações dadas por médicos no geral encontram-se: alimentação correta, pratica de exercícios físicos e às vezes alguns deles chegam até a receitar determinados remédios em casos extremos de descontrole.
Os tipos de TPM:
1- Mulher que come descontroladamente
Há mulheres que durante a TPM não podem ver sequer um chocolate que com certeza o atacarão. Outros sintomas desse tipo de TPM de acordo com médico Eliezer Berenstein, são náusea, dor de cabeça, queda de pressão e forte apetite sexual. A mulher tende a engordar.
Dica: Se alimentar a cada três horas regula os níveis de glicose e estimula a produção de seretonina.
Quando fizer seu prato, escolha verduras, carboidratos integrais e alimentos de baixas calorias. Bons exemplos são aqueles ricos em zinco e magnésio: frango, amêndoas, feijão, soja e folhas verdes-escura.
Chocolate é permitido, desde que meio amargo e apenas 30 g por dia. Coma depois de uma refeição rica em fibras - elas vão ajudar a absorver o açúcar e a gordura. Fuja das bebidas alcoólicas.
2- Mulher ansiedade pura
Tamanha ansiedade, de acordo com médicos, pode causar até palpitações, "os sintomas são decorrentes do desequilíbrio hormonal. Apenas o fígado e o intestino conseguem resolver o problema" diz a nutricionista Edna Sakamoto.
Dica: Aposte em exercícios que diminuam a tensão, como a caminhada e inclua verduras verdes-escura, cereais integrais e feijão no cardápio e exclua frituras, café e seus derivados e álcool. tudo isso para um melhor funcionamento do fígado e intestino.
3- Inchando demasiadamente
Há mulheres que sofrem com retenção de líquidos durante a TPM devido ao aumento da aldosterona, hormônio produzido pela glândula suprarrenal”. De acordo com o  ginecologista Berenstein "Essas mulheres ficam inchadas, especialmente os pés, sentem dor na lombar, fortes cãibras e produzem mais gases".
Dica: Beber muita água e se alimentar de alimentos ricos em potássio como a banana, por exemplo. Evitar alimentos salgados, chás são bem-vindos.  Se tiver dores musculares muito fortes, trate com analgésicos.
4- Ela não para de chorar
Depressão pode fazer parte da TPM de muitas mulheres, chorar sem motivo e se sentir extremamente sensível é normal para elas porém angustiante. isso se deve a um desequilíbrio hormonal que gera aumento de progesterona.
Dica: Incluir no cardápio alimentos que estimulem o trabalho do fígado como brócolis, repolho e couve. Os ricos em vitamina E (sementes de girassol e amêndoas), vitamina C (laranja e abacaxi) e ômega 3 (atum e linhaça) também são bons aliados e ajudam a melhorar o humor. Evitar gorduras, laticínios e álcool. Cuidar da beleza também melhora a autoestima e pode ajudar muito!

Category: