Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Trabalhar de madrugada pode provocar caos no metabolismo

Radio Advento | 2:30 AM |

Empresas oferecem trabalhos noturnos para funcionários completarem as tarefas. Acontece que o trabalho de madrugada pode provocar um "caos" no corpo humano e causar danos à saúde a longo prazo, afirma um estudo conduzido por pesquisadores britânicos realizados por especialistas Sleep Research Centre, da Universidade de Surrey.
A pesquisa concluiu que os turnos de trabalho noturnos podem alterar o metabolismo e prejudicar o bom funcionamento molecular.
 
trabalho noturnoSegundo os autores do estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, a descoberta sobre a rapidez e gravidade dos danos causados por ficar acordado até tarde foi "uma surpresa".
 
Eles explicaram que o corpo humano segue um ritmo natural próprio e que o relógio biológico é programado para ficar ativo durante o dia e dormir à noite.
 
As mudanças podem causar sérios efeitos colaterais, como alterações dos hormônios, do humor, da atividade cerebral, da temperatura corporal e do desempenho dos atletas.
 
Foram analisados 22 pessoas que trabalhavam durante o dia e que foram transferidas para turnos noturnos.
 
Os exames  de sangue mostraram que, em média, 6% dos nossos genes são programados para ficar mais ou menos ativos, atuando em sintonia em momentos específicos do dia.
 
Uma vez em que os voluntários passaram a trabalhar à noite, essa sintonia genética "se perdeu".
 
 
Com informações de: Terra
Via Guiame

Category: