Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Saiba como evitar ingestão de alimentos contaminados

Radio Advento | 3:00 AM |

É preciso ficar atento com a conservação dos alimentos durante esta época do ano. As altas temperaturas podem contaminar os alimentos fora de refrigeração. As férias fazem com que as pessoas saiam da rotina e ingerem guloseimas em praias e clubes sem saber se a conservação dos alimentos foi adequada.
nutricionista do HCor, Camila Gracia, lista dicas para evitar a ingestão de alimentos estragados ou mal conservados.
 
Atenção ao temperos
Nos dias quentes, a dica é consumir à vontade folhas verdes e legumes crus. Contudo, a especialista alerta para evitar a maionese caseira e molhos prontos na hora de temperar a salada. “O mais indicado é usar o azeite, o limão, o vinagre e os molhos a base de mostarda e iogurte”, completa.
 
alimentos mal conservadosTermômetro em alta
A temperatura do alimento diz muito sobre sua conservação nas últimas horas. Alimentos gelados não podem estar apenas frescos. Pratos que estragam facilmente em altas temperaturas devem ser evitados.
 
Cheiro
Segundo a nutricionista, em alguns casos vale a pena cheirar o alimento para garantir que ele ainda esteja em estado de ser consumido. “No caso de frituras como petiscos e porções verifique como são armazenados os ingredientes desses alimentos e se os mesmos estão com boa aparência e odor adequados”, afirma.
 
Sanduíche só se for natural!
“O sanduíche natural precisa ter coisas leves, como queijo branco, peito de peru, atum, frango e vegetais, alface, cenoura e tomate. A maionese até pode ser colocada, mas só se o sanduíche for adequadamente refrigerado, embalado e fresco. Tudo isso dentro do prazo de validade, claro”, afirma Camila.
 
Água de coco
É uma ótima dica de líquido para manter o corpo hidratado. Segundo a nutricionista, a bebida é um excelente hidratante porque é rica em vitaminas e em sais minerais. “A única dica é verificar a higiene do carrinho”, diz ela.
 
Raspadinha
Combinação de gelo triturado com xarope de groselha, guaraná ou outro sabor, a raspadinha oferece risco de contaminação por causa do gelo usado.  De acordo com a especialista, a água contaminada pode ser uma fonte de microrganismos que causam problemas intestinais.
 
Pastéis
É difícil resistir às frituras, mas elas devem ser evitadas. “Um grande problema é a qualidade do óleo usado na fritura. Normalmente fritam-se todos os alimentos no mesmo óleo e nem sempre ele é trocado com a devida frequência. Por isso, é melhor evitar”, ensina Camila.
 
 
Com informações de: Bolsa de Mulher
Via Guiame

Category: