Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Hidratação correta evita ressecamento e oleosidade no verão

Rádio Advento | 3:30 AM |

hidrataçãoO início do verão pode representar um verdadeiro pesadelo para a pele, que apresenta variação entre ressecamento e oleosidade durante os três meses da estação devido à soma de fatores como o constante calor, o maior tempo de exposição ao sol e o contato com agentes como o sal e o cloro. A boa notícia é que, ao seguir uma rotina de hidratação especial, o rosto e o corpo passarão protegidos pelos incômodos da temporada.
 
Grande amigo da pele, o hidratante não repõe a água eliminada na transpiração, ao contrário do que se pode imaginar. “Ele recoloca a gordura que forma a camada de proteção natural do tecido cutâneo, constantemente eliminada em hábitos corriqueiros, como o banho”, explica Omar Lupi dermatologista e diretor científico do Instituto Protetores da Pele. Por isso, é preciso fazer uma forcinha e evitar muitos banhos no mesmo dia, especialmente com água quente, pois ela resseca ainda mais a pele danificada pelo sol.
 
Escolha o hidratante certo
Para não sensibilizar ainda mais a pele abalada pelos fatores externos, o ideal é optar por cosméticos com fórmulas neutras, sem cor forte ou fragrância exagerada. Se não tiver indicação médica, procure identificar nas embalagens os produtos não oleosos e não comedogênicos, preferencialmente na versão em loção, gel ou sérum, que evitam a formação da oleosidade excessiva. Diariamente, pela manhã, aplique o hidratante, logo após lavar o rosto com sabonete antisséptico. Já à noite, antes de dormir, faça novamente o ritual.
 
Use protetor solar
Quem vai aproveitar um dia na praia ou na piscina não precisa passar creme antes de sair de casa com medo do ressecamento provocado pelo sol. Aplicar uma boa camada de filtro solar sobre a pele a cada três horas já garante a proteção contra a ação dos raios solares e também impede a desidratação. No dia a dia, espere 15 minutos após o uso do hidratante para passá-lo no corpo ou na face.
 
Deixe a maquiagem leve
Maquiagens pesadas podem prejudicar a pele na temporada de calor porque entopem os poros e estimulam o brilho excessivo, que futuramente será responsável pelo surgimento da acne. Por isso, dê preferência a makes mais simples ou com fórmulas minerais, que são mais leves. Boa opção também são os cosméticos que possuem filtro solar com FPS mínimo de 15 que reforçam a ação do protetor solar tradicional.
 
Sabonete
Pode parecer bobagem, mas a escolha do sabonete certo pode salvar a beleza da pele, pois mesmo os produtos menos agressivos podem contribuir para a remoção do manto de gordura que garante a maciez natural da pele. Na hora da compra, leve um que apresente pH fisiológico em torno de 5.5.
 
Não abandone os líquidos
A ingestão de líquidos é tão importante quanto os cuidados externos, pois a hidratação será efetivamente realizada por meio dos vasos sanguíneos que manterão a pele macia e sedosa
 
 
Agência Hélice

Category: