Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

IURD fará oração pela “alma dos mortos”

Radio Advento | 5:00 AM |

Sinceramente, quando penso que já havia visto de tudo, sou surpreendido por mais uma heresia “iurdiana”. Pois é, no blog de um dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus é possível encontrar um convite à oração pelos mortos (veja aqui). 496 anos depois da Reforma Protestante, uma igreja dita “evangélica” comete a aberração de interceder pelos defuntos.

Prezado amigo, infelizmente, essa equivocada doutrina católica está ganhando adeptos entre os evangélicos, que por desconhecerem as doutrinas fundamentais das Escrituras comportam-se de forma absolutamente antagônica ao ensino bíblico.

A prática de orar pelos defuntos teve início por volta do 5º século d.C., quando a igreja passou a dedicar um dia específico do ano para rezar pelos seus mortos. No entanto, o culto de finados somente seria instituído na França, no século X, através de um abade beneditino de nome Cluny. Um século depois, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicar um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII, o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de novembro. Essa data foi definida por ser um dia depois da comemoração da Festa de Todos os Santos, em que se celebrava a morte de todos os que faleceram em estado de graça e que por algum motivo não foram canonizados.

Caro leitor, a Bíblia é absolutamente clara ao afirmar que após a morte só nos resta o juízo. Ensina, também, que toda e qualquer decisão por Cristo só pode ser tomada em vida, o que, por conseguinte, nos leva a entender que não existe fundamento teológico para interceder a favor dos mortos.

Para os católicos romanos, a referência bíblica que fundamenta essa prática encontra-se em 2 Macabeus 12:44. Entretanto, nós protestantes, não reconhecemos a canonicidade desse livro, nem tampouco a legitimidade dessa doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas e, sim, às doutrinas das Sagradas Escrituras.

Segundo a interpretação protestante, a Bíblia nos diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus, e que essa fé seja declarada durante sua vida na Terra (Hebreus 7:24-27; Atos 4:12; 1 João 1:7-10), e que, após a morte, a pessoa passa diretamente [sic] pelo juízo (Hebreus 9:27). Vivos e mortos não podem se comunicar de maneira alguma [Eclesiastes 9:5, 6].

Ora, do ponto de vista bíblico, é inaceitável acreditar que os mortos estejam no purgatório ou no limbo aguardando uma segunda oportunidade para a salvação. Em hipótese alguma, nós, como cristãos, devemos celebrar ou participar de culto aos mortos, antes, pelo contrário, fomos e somos chamados a anunciar aos vivos a vida que somente podemos experimentar em Cristo Jesus. Pense nisso!

Category: