Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Como deixar sua casa protegida para o seu bebê

Radio Advento | 5:14 AM |

Muitos acidentes graves podem ser evitados se você preparar a sua casa para que seu bebê possa circular pelos ambientes em segurança. Veja o que pode ser feito.

Que coisa boa ter um bebezinho pequenino, fofinho, aconchegado no nosso colo e sob nossa proteção! Como é bom quando tudo está sob controle, quando sabemos que se ele não está no berço nem no nosso colo, é porque ele está no colo do papai ou da vovó.

Mas o tempo passa bem rápido, e o bebê cresce. Por isso, quem tem um bebê que ainda não engatinha em casa, deve começar desde já a preparar "o terreno" para quando ele colocar suas "mãozinhas de fora". Não quero assustar os pais de primeira viagem, mas é bom estarem preparados. Sabe aquelas horas de tranquilidade, aqueles "momentos zen"? Estão com os dias contados.

A sua casa vai se tornar o território de investigação do mais novo super-ultra-mega-curioso do pedaço. Sim, os bebês são muito curiosos. Não é por menos, estão na fase de descobrir o "mundo"! Sairão daquele território pequeno a que estão limitados, para desbravarem "fronteiras". Pois é, amigos, não pensem que eles vão se contentar em ficarem só no quarto ou na sala. Não se iludam! Eles vão querer invadir territórios perigosos, como cozinha, banheiros, áreas de serviço e escadas.

Mas, não entrem em pânico! Há uma saída. Sejam bons estrategistas preparando, com antecedência, o ambiente para a chegada do "invasor".

É bom brincar um pouco para relaxar, não é? Apesar de ser lindo ver nosso bebê descobrindo as coisas, sua segurança é um assunto sério. Muitos acidentes graves podem ser evitados se você preparar a sua casa para que seu bebê possa circular pelos ambientes em segurança. Veja o que pode ser feito:

1. Nos móveis.
- Coloque protetores nos cantos de mesas e de outros móveis com cantos pontudos.

- Instale travas para portas de armários que contenham objetos e produtos perigosos, e em gavetas, como as de talheres e as que podem servir como escada.

- Fixe móveis que possam virar, como estantes e aparadores, na parede.

- O berço deve ser regulado para que as grades fique bem altas. Edredons ou roupas de cama muito volumosas, que possam sufocá-lo, devem ser evitados.

2. Nas escadas, portas, janelas e sacadas.
- Instale portões removíveis no início e no fim da escada e nas portas que levam a lugares perigosos.

- Coloque rede de proteção nas janelas e sacadas.

- Entrelace uma toalhinha torcida (ou um acessório específico) na maçanetas da porta, para que ela não bata e tranque o dedinho do bebê.

3. Na cozinha.
- Seria interessante isolar a parte mais perigosa da cozinha, principalmente onde fica o fogão e os objetos pesados e cortantes.

- Evite o uso de toalhas de mesa. Ele pode se pendurar e tudo cair sobre ele.

- Jamais deixe-o sozinho no cadeirão, pois ele pode virar. Coloque sempre o cinto de segurança.

4. No banheiro.
- Mantenha o vaso sempre limpo e desinfetado.

- Tire o cesto de lixo do seu alcance.

- Coloque materiais de higiene num lugar bem alto.

- O bebê vai querer provar as coisas cheirosas do seu banheiro, como sabonete, pedra sanitária, cremes, etc. Por isso, mantenha-os longe dele.

- Na hora do banho, jamais deixe-o sozinho na banheira. Cuide com o chão escorregadio.

- Mantenha secadores de cabelo, chapinhas e outros equipamentos elétricos fora da tomada. Podem causar queimadura e dar choque.

5. Na área de serviço.
- Coloque materiais de limpeza bem no alto.

- Cuide com a máquina, tanques ou baldes cheios de água. Ele pode se afogar.

- Guarde o ferro de passar, pois pode puxar pelo fio e cair na cabeça dele. O mesmo serve para abajures, ventiladores e outros objetos com fio.

6. No quintal.
- Instale grades em volta da piscina.

- Remova plantas venenosas.

- Deixe-o longe do canil.

- Antes de entrar com o carro no pátio, procure saber onde o bebê está.

7. Na casa toda.
- Coloque protetores nas tomadas ou instale os novos modelos de tomada que são muito seguras, exceto se ele tiver algo pontiagudo para enfiar nos buracos.

- Cuide com fios e cordinhas pela casa. Elas podem ficar enroladas no seu pulso, dedos ou pescoço.

- As sacolinhas plásticas podem causar asfixia. Tire-as do seu alcance.

- Objetos que quebram, furam, cortam devem ser tirados de circulação.

Como podem ver, não é uma tarefa fácil manter a casa protegida para o bebê. Mas a alegria de ver nosso fofuchinho bem e seguro faz todo o sacrifício valer a pena.

Category: