Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Nervosismo: Soluções urgentes para salvar seu casamento

Radio Advento | 5:30 AM |

1. Pense antes de falar. Evite responder a provocações, e quando perceber que seu parceiro está alterado, procure não alimentar sua reação, mas escolha ser a parte pacificadora.

2. Nada de comparações. No momento crítico em que o casal não está se entendendo e que um dos dois, ou os dois, estão alterados, evite comparar o cônjuge com pessoas como seu pai, sua mãe, irmãos ou qualquer outra pessoa que você admire ou rejeite.

3. Recue. Às vezes é preciso abandonar uma situação desafiadora para que o equilíbrio seja preservado. Evite investir contra a pessoa que está nervosa. E se for você a pessoa, esforce-se para recuar e não permitir que as coisas piorem.

Ações de controle constante a médio e longo prazo:
  • O casal deve procurar por ajuda terapêutica e aconselhamento com líderes religiosos que podem dar suporte para manter o controle da situação. A fé pode transformar o comportamento humano de maneira divina.
  • A prática de esporte é muito boa para promover o bem-estar do sistema nervoso, pois ajuda na produção da serotonina que libera o hormônio da alegria. Caminhada, ioga, relaxamento, alongamento e natação são opções que o casal pode praticar juntos ou mesmo separados, mas sempre com o foco na busca pelo autocontrole.
  • Quando perceber que começa a se irritar, respire profundamente, mantenha um diálogo consigo mesmo, acalme sua mente para que as reações fisiológicas baixem, como: sudorese, dor de cabeça, dor no estômago, taquicardia e o pior de todos os sintomas, a raiva, a vontade de explodir e atacar.
  • Não hesite em procurar acompanhamento médico ou de psicólogo, pois seu casamento e sua relação amorosa sempre valerão mais do que colocar toda sua fúria para fora.
Se você é uma pessoa nervosa ou convive com uma, lembre-se, nem sempre se pode controlar o nervosismo, mas se tiver consciência de sua condição e buscar ajuda pode fazer com que sejam menos frequentes estas reações negativas. Aos poucos perceberá que está no controle de suas reações, sabendo exatamente o que deve ser feito em momentos extremos.

Category: