Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Massagem: muito mais que relaxamento

Rádio Advento | 5:00 AM |


Muito mais que relaxamento!
Será que uma boa massagem pode fazer mais do que simplesmente relaxar seus músculos? Para descobrir, os pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles recrutaram 53 adultos saudáveis e dividiram aleatoriamente 29 deles para uma sessão de 45 minutos de massagem sueca profunda e outros 24 para uma sessão de massagem leve.
Todos os indivíduos foram monitorados com cateteres venosos. Dessa maneira, amostras de sangue poderiam ser tomadas imediatamente antes da massagem e até uma hora depois. Para sua surpresa, os pesquisadores descobriram que uma única sessão de massagem causou mudanças biológicas   importantes.
Os voluntários que receberam a massagem sueca sofreram reduções significativas nos níveis do hormônio cortisol (relacionado ao estresse) no sangue e na saliva, e nos níveis de arginina vasopressina, um hormônio que pode levar ao aumento do cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, glóbulos brancos que fazem parte do sistema imunológico (nossas defesas).
Os voluntários que tinham experimentado a massagem leve tiveram um maior aumento de oxitocina, um hormônio associado com contentamento, quando comparados ao grupo que recebeu a massagem sueca.
O estudo foi publicado online no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, e foi patrocinado pelo Centro Nacional de Medica Alternativa e Complementar, nos Estados Unidos. O autor do estudo, Dr. Mark Hyman Rapaport, presidente do sector de psiquiatria e neurociência comportamental no Cedars-Sinai, afirmou que os resultados eram "muito, muito intrigantes e muito, muito emocionante,  apesar de ser um cético."
FONTE: The New York Times (www.nytimes.com) - adaptado.

Category: