Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Como entender a Bíblia?

Rádio Advento | 5:00 AM |

B-W-girl-reading

Você tem facilidade com a leitura da Biblia ?
Sempre, nos grupos de discussão sobre temas bíblicos e teológicos, percebo que nós mulheres somos minoria. Será que os homens se interessam mais por esses temas ou têm mais facilidade em compreendê-los?
Bom, a despeito de diferenças entre homens e mulheres, a Palavra de Deus foi escrita para todos nós, e, desse modo, todos deveríamos buscar ter entendimento adequado do que está revelado ali. Contudo, muitas vezes nos acomodamos em ouvir o que os outros dizem sobre a Bíblia  ao invés de lermos a Bíblia. Nos acomodamos com falas do tipo “a irmã White diz”, mas sequer procuramos saber o que está realmente escrito. E, cultivando esse hábito de apenas ouvir, deixamos de desenvolver o hábito de estudar e, consequentemente, de entender.
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.“ Lucas 24:27. Aqui vemos Jesus, depois de sua morte, explicando aos discípulos o Seu ministério. Eles haviam vivido dia a dia ao lado do mestre, mas não compreenderam Sua missão. Haviam aguardado o Messias cuja vinda era anunciada nas Escrituras, mas sequer compreendiam o que as Escrituras diziam a seu respeito. (Você pode ler mais sobre o que havia sido revelado nas Escrituras acerca de Jesus, no post “ Para que se cumprisse o que foi dito“).
Não me espanta a quantidade de igrejas que existem hoje, espalhadas pelo mundo, cada uma com seu corpo de doutrinas e todas usando a Bíblia como regra de fé e prática. Como isso? Como podemos todos usar a Bíblia e ainda assim sermos tão diferentes em nossas crenças religiosas? A resposta ao meu ver é simples: lemos a Bíblia e a entendemos ao nosso próprio modo. Somos livres para termos nossas opiniões sobre as mais diversas coisas, mas quando se fala da Palavra de Deus, da Verdade, não existe “eu acho” ou “eu penso”, mas apenas o “assim diz o Senhor”.
Se quisermos ler e compreender a Bíblia através, unicamente, de nosso olhar débil, cada um de nós poderá encontrar razões bíblicas para viver a vida que quiser. Contudo, uma vez que só há um Deus, há também apenas uma verdade. E, se queremos compreendê-la, precisamos fazer como os discípulos a caminho de Emaús – aprendê-la diretamente dAquele que é a própria Verdade.
Só existe uma forma de compreendermos o que está na Bíblia, recebendo orientação divina sobre o que lemos ali. De outra forma, se o Espírito de Deus não guiar nosso entendimento, tudo o que teremos é uma grande confusão, um belo mau entendido, meias verdades (o que significa mentiras completas).
Não importa quanta intimidade você tem com a Palavra de Deus. Não importa se não tem facilidade em encontrar as passagens bíblicas, ou se não sabe os nomes dos livros de cor. Se você deseja compreender o que o Senhor deixou escrito para você, ore a Ele, e o mesmo Deus que explicou a Palavra àqueles discípulos também explicar-la-á a você!

Category: