Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Segurança da família: Sexting e as variações da pornografia que enjaulam os adolescentes

Rádio Advento | 2:30 PM |

• O que é sexting? Sexting é a contração de sex e texting, sex (sexo) e texting (envio de mensagens por texto, vídeos ou fotos). Um anglicismo que refere-se à divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de celulares. Iniciou-se através das mensagens SMS de natureza sexual e com o avanço tecnológico tem-se aumentado o envio de fotografias e vídeos, aos quais aplica-se o mesmo termo, mesmo que texting se refira originalmente em inglês mensagens enviadas como texto.

É uma prática cada vez mais comum entre jovens e adolescentes.

A tecnologia tem avançado e seus perigos também, infelizmente. Hoje existem celulares com sistema de computador e internet, você consegue ler e enviar e-mails, assistir vídeos, ver fotos e compartilhá-las, e estar conectado nas redes sociais. O uso de celulares com este perfil tem chamado a atenção e interesse dos adolescentes em geral.

• Grave consequência psicológica. Essa febre do sexting, tem efeito profundamente negativo para jovens e todos que fazem uso. Esse conteúdo impróprio e degradante, exerce uma forte influência maléfica e viciante na mente dos jovens, fazendo-os terem problemas escolares e desenvolverem até distúrbios sexuais, que afetam uma boa conduta e equilíbrio social.

Esse tipo de conteúdo atrapalha os jovens a ponto de transformá-los em escravos dessas informações; na maioria dos casos os jovens não saem do celular e passam muito tempo sozinhos em seus quartos. Diminuem a interação e atividades familiares por falta de interesse, já que esse tipo de conteúdo exerce forte domínio, prejudica na formação do caráter, na saúde física, espiritual e mental. Inverte valores e pode criar facilmente hábitos compulsivos e intolerantes, doenças psicossexuais como:

• Sadismo. É o ato de buscar ou ter prazer a partir do sofrimento físico ou psicológico alheio, que causam danos à pessoa; nesse distúrbio pode haver sufocamento, ferimentos, tortura, e até chegar ao assassinato.

• Transexualismo. Esse é um equívoco e distúrbio de identidade, é caracterizado por fazer um jovem achar que está num corpo errado, desejando ter uma mudança de sexo. Se é homem acha que tem feições e características femininas e começa a fazer uso de medicamentos com hormônios para proporcionar as mudanças necessárias como, por exemplo, afinar a voz, crescimento das mamas, entre outros. Já nas meninas também há mudanças se forem feito uso de hormônios como a testosterona; em alguns casos esses jovens, em algum ponto da vida, fazem mudança de sexo através de cirurgia.

• Parafilias. São atrações desviadas, ou seja, são atitudes sexuais inaceitáveis, como utilizar objetos que trazem dor e riscos à saúde e de vida para prazer sexual: objetos de borracha, vidros, ferro...

• Pedofilia. Desejo sexual por crianças.

• Ninfomania. É o apetite sexual excessivo, descontrolado e abusivo, é um transtorno psiquiátrico viciante que faz com que o indivíduo tenha muitas relações diariamente, com diversos parceiros, e também opta pela masturbação.

Instrução familiar
Os pais devem conversar constantemente com seus filhos e esclarecer os perigos do sexting; devem dar boa instrução, com bons ensinamentos. Em muitos casos ter um apoio ou base religiosa ajuda a orientar melhor os adolescentes.

Cobrar das escolas
Outro ponto importante é cobrar da escola instrução sobre os perigos da divulgação desse tipo de conteúdo, inclusive em seus computadores.

Instalação de aplicativos
Muitos celulares têm aplicativos que bloqueiam conteúdo impróprio, cabe aos pais antes de comprar esses tipos de aparelhos, verificar formas de bloqueio contra esse tipo de conteúdo, para trazer mais tranquilidade.

Limites
Todo adolescente precisa de limites e regras, delineie junto ao cônjuge quanto tempo ele pode ficar conectado, através de controle de conta feito junto a operadora do celular.

Conversar abertamente
Diga a seu filho que ele não permita ser filmado ou fotografado em trajes de banho íntimo ou não se expor na rua ou em público. Também avise-o para tomar cuidado em festas ou encontros onde seja feito uso de celulares ou máquinas para fotografar ou filmar, muitos jovens sofrem por ter suas vidas expostas e divulgadas pelo sexting.

Category: