Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

A dieta definitiva

Rádio Advento | 6:00 AM |


Ao longo dos últimos anos, a importância de alcançar o peso ideal tem se tornado muito evidente. Esta preocupação é válida, haja vista a quantidade de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, câncer, colesterol elevado, dores musculares e articulares, apnéia de sono, etc.
Entretando, muitas pessoas bem intencionadas desejam perder gordura, mas não sabem como. Testam várias dietas mas, a longo prazo, descobrem que não conseguem efetivamente manter o peso ideal. Algumas tentam dietas da moda que prometem perda significativa em pouco tempo. Apesar de funcionar inicialmente, essas dietas têm um ponto em comum: data para começar e terminar. Toda a perda realizada durante a dieta vai por água abaixo quando ela termina.
Esse efeito sanfona acontece por um simples motivo: o seu peso atual é fruto do seu estilo de vida atual. Quando você se priva de alimentos por um período (durante a dieta), seu corpo usa a energia armazenada para se manter, resultando em perda de peso. Ao retomar o estilo de vida anterior (término da dieta), seu corpo vai estabilizar novamente no peso anterior. 
Portanto, o grande segredo da perda de peso definitiva é uma mudança de hábitos definitiva.
Estabeleça metas realistas
"Eu quero perder peso" é uma meta louvável, mas muito inespecífica. Como você vai perder peso? O que você vai fazer para alcançar esta meta? Procure ser específico, realista e misericordioso. "Vou caminhar 45 minutos, 5 vezes por semana", por exemplo. Além disso, "vou melhorar meu café-da-manhã e vou diminuir o jantar." Ou ainda, "não vou mais beber refrigerantes". No processo de perda de peso, você precisa ser paciente. O peso acumulado ao longo dos anos não vai embora da noite para o dia. Trace metas reais e corra atrás delas. Metas consecutivas que fazem você avançar em passos curtos são a melhor maneira de alcançar um ideal distante. Além disso, uma pequena recompensa (não alimentar, claro) a cada meta alcançada, mantém a força de vontade revigorada.
Evite a reação em cadeia
O controle dos estímulos envolve aprender quais fatores sociais e ambientais abrem o seu apetite, e então mudar ou evitar estes estímulos. Por exemplo, você pode aprender ao longo do tempo que você geralmente come em excesso ao assistir televisão ou quando está com um(a) amigo(a). Você pode então reprogramar as suas atitudes: evitar a televisão ou pelo menos não comer na frente dela, marcar um encontro com alguém em um ambiente não ligado à comida.
Coma devagar
Demora 15 minutos ou mais para o seu cérebro receber a mensagem que você comeu o suficiente. Comer devagar vai ajudá-lo(a) a sentir-se satisfeito(a) com menos quantidade de alimento. Comer frutas e verduras, ricos em fibras e pouco calóricos, promove maior sensação de saciedade.
Dicas para perder peso definitivamente
Ao seu alcance!

• Faça somente 3 refeições ao dia, sem beliscar nada entre as refeições.
• Permita um intervalo de 5 horas entre uma refeição e a outra. Comer de 3 em 3 horas não faz você perder mais peso e, ainda por cima, prejudica seu sistema digestivo.
• Pratique exercícios físicos regularmente. Os aeróbicos queimam gorduras. A musculação aumenta a massa muscular e o metabolismo.
• Evite alimentos refinados e densos. Prefira alimentos com fibras e pouco calóricos.
• Durma cedo.
• Evite as tentações.
• Beba muita água pura!
• Seja paciente!
• Confie em Deus.

Category: