Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Dicas para amenizar a sinusite

Rádio Advento | 10:30 AM |

Pessoas que sofrem com sinusite - inflamação dos seios nasais que ocorre com uma infecção viral, bacteriana ou fúngica -, considera o inverno como um vilão. Devido as baixas temperaturas, os sintomas se agravam, mas com pequenos tratamentos, pode-se amenizar os sintomas.
 
Estresse, ansiedade e cansaço podem facilitar a formação do quadro – e até mesmo alergias e fungos estão na jogada. A doença pode ser aguda (de rápida apresentação e cura) ou crônica (arrastando-se por mais de três meses). Além de recomendar boas hidratação e alimentação, o otorrinolaringologista Bruno Rossini (SP) prescreve anti-inflamatórios, analgésicos, descongestionantes e antibióticos para seus pacientes: “Os médicos e a sociedade têm de usar o mínimo possível de antibióticos, pois eles matam não só as bactérias ruins para o nosso organismo, mas as boas também”, afirma. Na maioria das vezes, a sinusite é causada por vírus, e melhora em cinco dias. Se progredir, usam-se antibióticos. “Quando a doença não é curada, há complicações graves (meningites e acúmulo de pus cerebrais ou nas cavidades dos olhos. Mas isso é raro”, alerta.
 
 Dicas para amenizar a sinusiteSegundo a nutricionista Giovana Arcuri, alimentação é muito importante e serve como tratamento dos sintomas. “Consuma alimentos que contêm vitamina C, pois fortalecem a imunidade. O zinco também é um importante contra infecções, pois é anti-inflamatório”, explica a nutricionista. Procure beber suco natural de frutas (uva, caju, goiaba, pitanga, limão, laranja e acerola), para fortalecer o organismo. Evite leite e seus derivados, bem como as farinhas brancas refinadas, pois elas intensificam a doença. “O excesso de albumina e outros compostos que se parecem com muco fazem do leite um dos produtos com a maior capacidade de aumentar as secreções”, diz. Já para a recuperação, tire proveito do abacaxi e de chás quentes, que reduzem a congestão. O vapor desobstrui as cavidades nasais, além de a bebida conter teofilina, que relaxa as paredes das vias respiratórias. Cozinhe uma fatia grossa da fruta com dois talos de canela, um pouco de gengibre, e dez gotas de própolis. Beba muita água.
 
Tratamentos como acupuntura, é um bom aliado para amenizar os sintomas e crises.  “O objetivo é harmonizar os órgãos relacionados à mucosidade, sedando o que está em excesso e tonificando o que está em falta”, explica a médica acupunturista Regina Ares, do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês (SP). Um dos preceitos da técnica é o de que o corpo possui meridianos que o conectam integralmente, formando uma rede de energia vital. A sinusite seria uma mucosidade que deriva do acúmulo de umidade nele, cujo equilíbrio é de responsabilidade do baço e do pâncreas, segundo a medicina tradicional chinesa. 
“O tratamento dissolve a mucosidade, dispersando a energia que volta a circular”, diz. Além da aplicação acontecer na parte frontal ou etmoidal (próxima à cavidade nasal) da cabeça, pode ser feita nos meridianos correlatos com o baço, pâncreas, fígado e pulmão – órgãos que regem os seios faciais.

Fonte : Portal Guiame

Category: