Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Como vencer a depressão através do bom humor

Rádio Advento | 11:11 AM |

A depressão é uma doença perigosa e traz muitos sentimentos negativos e de culpa. A pessoa com depressão começa a ver a vida por uma janela manchada, sem cor e cheia de fissuras, essas fissuras estão dentro dela, desmontando cada pedacinho de alegria que um dia já existiu.

A depressão chega de fininho, mas promove uma destruição terrível de dentro para fora. Quem já teve depressão, sabe o quanto é difícil achar sentido e motivação na vida, mas se entregar a esses sentimentos é o mesmo que declarar sentença de morte.

Todo o corpo sente o reflexo devastador da depressão. Ela realmente desbota a imagem bonita e agradável que as pessoas possuem. Aos primeiros sinais de depressão, o melhor a fazer é mudar o rumo das coisas e dar a volta por cima, sem rebaixar-se ou equiparar-se a nada! E existe jeito para mudar este quadro de forma bem-humorada? Sim, é claro que existe.

• Abrace. O abraço sincero tem um poder revitalizador para o ser humano, consegue preencher lacunas e envolver a alma. Há uma energia especial no abraço que envolve e aquece as emoções de modo que passa segurança e alegria. Muitas pessoas têm o hábito de incentivar o abraço em árvores! Sim, é verdade, alguns estudiosos dizem que abraçar árvores faz bem! Bem, eu, particularmente, prefiro abraçar pessoas! Mas fique à vontade para abraçar árvores se quiser!

• Saia da toca. Saia rápido! Se esse sentimento depressivo quiser lhe prender, fuja dele. Você não deve virar prisioneiro de sentimentos negativos e mágoas. Dê uma volta por aí, vá na casa da vizinha bater um papo, mas não se esconda!

• Oposto. Tudo que a depressão quer fazer é lhe destruir e só você pode ou não permitir, depende só de você! Então, um bom conselho que te dou é: Sempre que a solidão disser "não", diga "sim!", "Sua vida não presta", "PRESTA, SIM!", "Você é feia", "SOU LINDA, SIM!", "Ninguém te ama", "TODAS AS PESSOAS IMPORTANTES ME AMAM, SIM!". Não deixe a depressão roubar sua alegria de viver.

• Atividades sociais. Quer vencer com bom humor e esperança a sua depressão? Faça algo pelo próximo, participe de atividades filantrópicas, ajude alguém, ponha a mão na massa, seja generosa e caridosa, veja que seus problemas são pequenos à vista de outrem, aproveite todas as situações que possam lhe proporcionar desenvolvimento espiritual.

• Alimento espiritual. Vá à igreja, converse com Deus, ore, chore se precisar, ouça as palavras de vida que advém das escrituras, reflita sobre elas.

• Pontue e vá em frente. Pontue o que te faz ou fazia feliz e corra para alcançar a alegria perdida.

• Retenha. Guarde somente coisas boas, se há ainda algo que te prende a esta depressão e você tem consciência disto, livre-se dela, jogue, queime, enterre bem longe, mas não guarde o que te faz mal.

• Passe um tempo ao ar livre. Toque na natureza, caminhe pela grama, aprecie um jardim, colha flores, plante sementes, regue, pode árvores, fique em contato com a natureza, ela tem uma energia super saudável e renovadora.


• Cuide do corpo. Permita-se relaxar, encontrar equilíbrio entre corpo e mente, a massagem ajuda muito no alívio das tensões.

• Ponto de equilíbrio. Não durma demais, nem de menos, na hora de descansar não encha a cabeça de ideias, use esse tempo para esvaziar a mente, respire fundo, pense em boas coisas, não mexa as pernas, isso não ajudará e durma as 8 horas de sono.

• Identificar. Pondere o que lhe deixa irritado, desmotivado ou triste, anote se for preciso; depois de avaliar bem, monte para si próprio técnicas ou formas de mudar e solucionar os problemas e aplique.

• Acabe com os vícios. Destrua os vícios como cigarro, álcool, evite o café - já que comprovadamente a cafeína, primeiro dá energia, depois a suga, transformando em depressão -, opte por tomar leite, chás calmantes e revigorantes ou cevada (existem umas cevadas solúveis que são excelentes. A cevada, além de fornecer hidratação para a pele, regenera as células, ajuda na digestão, é diurética, eu mesma tomo, por isso indico!).

• Tenha paciência. Mantenha a tranquilidade interior, fique calma, tenha paciência com o processo de progresso e tarefas bem-humoradas.

Não alimente o estresse, use o bom humor a seu favor, tenha domínio por seus sentimentos, o seu eu interno deve comandar, não a doença.

Category: