Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

ferramentas para fortalecer a estrutura familiar

Radio Advento | 4:04 PM |

“Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.” David O. Mckay

A família é a base do plano divino para nossas vidas. Muitas pessoas sucedem na vida em condições familiares complicadas e nada ideais, mas a grande maioria carrega problemas de comportamento e psicológicos, passando para futuras gerações muitas vezes, as frustrações e mágoas de uma família desestruturada. Mas do que dinheiro e boas condições e oportunidades, a presença de uma família equilibrada é a maior garantia de um ser humano se desenvolver completamente nas áreas psicológica, pessoal, familiar, profissional e espiritual.

Isso não acontece por coincidência. O Senhor nos organiza em famílias para que cresçamos em segurança, e a família é onde podemos aprender a amar nosso próximo sem egoísmo, a chave para a verdadeira felicidade. É dentro da família onde as gerações se encontram e evoluem, e o amor por nossos filhos espelha o amor de nosso Pai por nós.

Para isso, algumas ferramentas são essenciais:
  1. Buscar a ajuda de Deus em todas as coisas. O Senhor pode nos ajudar sobre como agir, como educar nossos filhos, como aprender autocontrole, como amansar nosso coração. Quando O colocamos em primeiro lugar em nossa vida familiar, somos tocados pelo discernimento e procuramos sempre melhorar.
  2. As escrituras são um grande manual. Estudá-las com a família e procurar entender os princípios ensinados, viver e cumprir os mandamentos e conselhos dados pelas palavras dos profetas e ensinar nossos filhos sobre eles, além de dar o exemplo, é primordial para a estrutura ser firme e inamovível.
  3. Humildade. Ser humilde e ensinar os filhos a serem humildes economiza preocupações e previne o orgulho e a vaidade exacerbadas que trazem muitos outros problemas.
  4. Perdão. Saber perdoar e perdoar-se das desventuras que virão na convivência familiar e buscar a paz com aqueles que nos conhecem desde que nascemos ou desde que eles nasceram, ajuda na harmonia e crescimento do amor no lar.
  5. Paciência. Durante o ministério de Cristo, Ele ensinou com amor e clareza os princípios que fortaleceriam nosso caráter. O tempo passa muito rápido. Os filhos crescem muito rápido, e todos os minutos que tivermos paciência ao ensinar algo a eles trarão vantagens no futuro.
  6. Esforço. Nós sabemos que para a boa convivência em família precisamos ser altruístas, honestos, leais, carinhosos e tantas outras virtudes, mas só as conseguiremos se realmente nos esforçarmos para tal.
  7. Respeito. A si mesmo e ao outro, seja ele quem for. Respeito pelas diferenças para abraçar as semelhanças. Respeito pelos gostos diferentes e sonhos contrários. Respeito quando tudo parece nebuloso. Um lar bem estruturado precisa de respeito para continuar sempre.
  8. Comunicação. Aplicar todos esses princípios na comunicação e promovê-la e criar situações para exercitá-la traz benefícios para toda uma vida e muitas gerações. Isso inclui saber conversar com consideração pelos sentimentos do outro, saber ouvir, saber entender e dar atenção e importância ao que o outro diz.
  9. União. Aconteça o que acontecer, venha o que vier, seja o que for, decida em tempos de bonança como agir na hora da tempestade. Unirem-se e trabalharem juntos na solução de um problema sempre que puderem. Decida antes do problema acontecer e a segurança que o outro estará ali contigo com os mesmos objetivos é confortante e lhe dará ânimo para prosseguir.

Sua família merece seu esforço e se você se esforçar em usar essas ferramentas e fazer a sua parte, o Senhor fará a parte Dele em lhe ajudar com o restante.

Category: