Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Viva sem Anemia!

Radio Advento | 5:30 AM |


Viva sem Anemia!
VIVA SEM ANEMIA!
Anemia significa, literalmente, “falta de sangue”, embora habitualmente se refira à diminuição na quantidade de hemácias ou glóbulos vermelhos presentes no sangue.  Estas células, as hemácias, são as que conferem cor avermelhada e transportam o oxigênio necessário para a vida do organismo.
Causas de Anemia:
1) Insuficiente produção de sangue: as hemácias vivem quase cem dias e constantemente novas células sanguíneas são produzidas na medula óssea. Para isso, a medula necessita de ferro, proteínas, ácido fólico e diversas vitaminas. O nutriente que mais frequentemente falta é o ferro, e a anemia que se produz nesse caso se chama ferropriva (por falta de ferro).
2) Perda de sangue:  quer na forma de hemorragia aguda ou pequenas hemorragias. Em alguns casos, essas podem passar despercebidas como, por exemplo: quando há sangramento no interior do estômago ou intestino.
 3) Destruição das hemácias: provoca uma anemia chamada hemolítica, na qual os glóbulos vermelhos são destruídos.
Como a Alimentação pode ajudar:
O papel da alimentação é fundamental, pois deve proporcionar os nutrientes necessários para a produção de células sanguíneas. Os mais importantes são o ferro, proteínas, vitamina B12, folatos ou ácido fólico.
Aumente o consumo dos seguintes alimentos:Alfafa
Agrião
Beterraba
Espinafre
Abacate
Semente de girassol
Pistache
Uva
Maracujá
Damasco
Limão
Melado
Folatos
Vitamina B, E e C
Broto de Alfafa: contêm cerca de 1 mg/100g de ferro, aproximadamente igual a carne bovina. Também têm vitamina C, que favorece a absorção de ferro. São antianêmicos e revitalizantes.
 
Diminua ou elimine da sua dieta:Café, chá mate e outros chás cafeinados
Bebidas alcoólicas
Leite e derivados

Category: