Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Especialista lista dicas para previnir o Alzheimer

Radio Advento | 10:00 AM |

Sabe-se que o Alzheimer provoca progressiva e inexorável deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. Estima-se que 10% das pessoas Pessoas com mais de 65 anos e  25% com mais de 85 anos, poderaram ter algum sintoma da doença.
Conheça algumas dicas de especialista para a prevenção do Alzheimer
Pratique exercícios físicos
Segundo o neurocientista, Gary Small, os exercícios aeróbicos, como caminhadas rápidas, ajudam a levar oxigênio e nutrientes para o cérebro.
Exercitar a mente
Não há provas científicas de que fazer palavras cruzadas evita o alzheimer, mas há pesquisas consistentes mostrando que exercícios para memória, de um modo geral, ajudam a adiar os primeiros sintomas da doença.
O uso da internet
Fazer buscas na rede é uma forma de exercitar os neurônios, o que também ajuda a manter o cérebro jovem por mais tempo
Combater o estresse
Está comprovado que o estresse crônico é prejudicial ao cérebro, por isso faça o que for possível para evitá-lo, como passar mais tempo com os amigos e praticar ioga ou meditação.
Controlar o peso
Pesquisas mostram que a obesidade aumenta o risco de desenvolver alzheimer, assim como o diabetes do tipo 2, doença que também tem relação com o acúmulo de gordura
Consumir ômega 3
Ácidos graxos desse tipo, presentes em alimentos como peixes de água fria, sementes de linhaça e nozes, são úteis para a prevenção das demências.
Peixes
Estudos também indicam que uma dieta rica em peixes, azeite, vinho e vegetais tem efeito protetor sobre o cérebro.
Consuma frutas e vegetais antioxidantes
Segundo o neurocientista, antioxidantes presentes em frutas e vegetais ajudam a manter a saúde do cérebro. Há estudos, inclusive, que apontam o suco de romã como um aliado no combate ao alzheimer.
Fonte: UOL

Category: