Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Em Familia

Bruno Torres | 6:13 PM |

O homem quando deixa a casa de seus pais para unir-se a uma mulher, segue a compreender a vida de outra forma, afinal surgem diferentes responsabilidades; assim também é um pouco diversa a compreensão do outro com que passa compartilhar o dia a dia, isso sem falar nos filhos, estes que se tornam parte da razão de sua existência. Uma parte bastante forte, diga-se de passagem.
A formação da família. Certo é que muitas famílias, por diversos motivos, seguem a se estruturem por meio de novos casamentos. Seja qual for a situação quando isso acontece, o fato é que ao se deparar com os filhos ainda na fase do aprendizado para a vida, a convivência reserva ao varão, sobretudo a responsabilidade de educar.
Esta pode ser a história de todos nós, seres humanos, especialmente dos homens e seus filhos, ou dos homens que não tiveram filhos, mas, que de fato, foram pais verdadeiros. Esta é também a história da honra, da fé, do amor e da obediência, que trazem equilíbrio ao mundo.
Jesus contou certa vez uma história sobre um homem que tinha dois filhos, sendo que o mais moço resolveu pedir sua parte na herança e sair pelo mundo. Ao gastar tudo de forma irresponsável, se viu diante de privações básicas, e aí se lembrou de casa, contudo percebeu que poderia mais voltar. Resolveu trabalhar com um fazendeiro de porcos, o que era uma ofensa à memória de seus antepassados, pois, esse trabalho era considerado impuro.
Arrependido por suas escolhas, ele decidiu voltar e pedir emprego nas terras de seu pai. Para sua surpresa este o recebeu de braços abertos, recolocando-o em seu lugar, demonstrando perdão pelos erros do filho que estava perdido, ensinando-o assim lições de amor e de fortalecimento dos laços de família. (Lucas 15:11)
História de amor incondicional também se passou com José, o carpinteiro, pois, ao tomar Maria em casamento, além de cumprir o desejo de seu coração com aquela que lhe era graciosa aos seus olhos, viveu esse amor também na obediência e na fé ao pedido de Deus, e, acima de tudo por saber que responsabilidade maior teria ao amparar a criança que seria o salvador do mundo, conforme lhe avisou o anjo. (Mateus 1:20-21)
Esses fatos bíblicos nos fazem pensar os valores com que pautamos a vida em família, seja com nosso cônjuge, seja com nossos pais ou mesmo com os filhos. Servem também para pensarmos na nossa relação com o Pai, e entendermos como tem sido a nossa postura de filhos.
Por mais pedagogia que se estude hoje em dia, melhor cartilha para um pai educar seus filhos sempre se encontra na palavra de Deus. “Instrui o filho no caminho que deve andar e quando crescer, dele não se desviará.” (Provérbio 22:6)

Fonte: Bíblia Sagrada

Category: