Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

A importância dos exercícios físicos para a saúde.

Radio Advento | 5:30 AM |


Não há idade certa para praticar exercícios físicos, todos estão liberados e indicados para a atividade. Inclusive para a terceira idade, onde só irá trazer benefícios para saúde.
 
Muitos ao chegar na terceira idade, se acham incapazes de praticar exercícios, e acabam sentados em frente à uma televisão.
 
A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios nesta fase, e eles não se limitam apenas aos músculos e ossos, mas principalmente ao cérebro.
 
Os benefícios físicos
 
Fortalecimento dos músculos: É comum encontrarmos pessoas com idade acima dos 70 anos que sentem dificuldades para andar, e de vez em quando sofrem quedas no banheiro, nas escadas ou mesmo na rua. Isso acontece porque os músculos, que dão sustentação ao corpo, vão ficando fracos. As pessoas que praticam exercícios físicos possuem melhor postura, evitam dores nas pernas e costas, e vivem de maneira mais independente, já que seus músculos estão sempre sendo trabalhados e fortalecidos.
 
Prevenção de osteoporose: Atingindo principalmente as mulheres, a osteoporose é uma doença que causa a perda de massa óssea (minerais como o cálcio), resultando em fraturas e dores no corpo. As atividades físicas fortalecem os músculos e ossos, e podem até de repor a massa óssea perdida.
 
Eliminação de gordura: À medida que os anos vão passando, fica mais difícil eliminar as gorduras do corpo, por isso a prática de atividades físicas regulares é fundamental para a manutenção do peso. Além disso, os exercícios ainda auxiliam na prevenção ou retardamento de doenças como a diabetes.
 
Controle de doenças: Algumas doenças podem ser controladas com a prática de exercícios, entre elas, diabetes, artrite, colesterol alto, doenças respiratórias e cardiovasculares.
 
Ajuda a mente
 
Diminui a depressão: Até nos casos mais leves de depressão, a doença pode ser reduzida significativamente com a prática de exercícios, pois como mencionamos acima, a liberação de endorfina causa a sensação de bem-estar.
 
Previne ou retarda a demência: Segundo um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, a atividade física pode prevenir o encolhimento do cérebro. É comprovado pela ciência que com o passar dos anos, o cérebro vai se deteriorando, comprometendo assim a sua funcionalidade. Por isso, para evitar doenças resultantes dessa degradação, é essencial que as pessoas da terceira idade pratiquem atividades físicas regularmente.
 
Sono e a memória: Quando o corpo é bem cuidado, a mente também é beneficiada. Mais do que as atividades de raciocínio como palavras cruzadas e dominó, as atividades físicas são as principais aliadas no cuidado com a memória. Além disso, elas melhoram a qualidade do sono.
 
Bem-estar: A endorfina, uma substância produzida pelo cérebro que causa a sensação de bem estar, é liberada quando a pessoa está praticando uma atividade física. Ela surge durante determinado momento da atividade e seu efeito dura por horas após o término do exercício, reduzido o estresse e aliviando as tensões e ansiedades do dia a dia.
 
Atividades recomendadas
 
Hoje em dia é fácil encontrar um centro esportivo para público da terceira idade ou academias, que tenha programas de exercícios específicos.
 
Caminhada – Como a atividade é mais leve, o risco de lesões é menor. Ela melhora bastante a circulação sanguínea e auxilia também na perda de peso.
 
Hidroginástica – Uma das atividades mais procuradas pelas pessoas da terceira idade é a hidroginástica, pois praticamente não causa impacto nas articulações. Ela trabalha todo o corpo e é excelente para melhorar a respiração, além, é claro, de oferecer o imenso prazer de relaxar dentro de uma piscina.
 

 
 
 
 
 
 
 

Category: