Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Saiba como diminuir o uso de sal

Radio Advento | 8:30 AM |


Que sal faz mal para a saúde, todos já sabem. Para saborear um bom prato é preciso usar alguns temperos que dão gosto à comida e esse é o papel dele em nossa vida. Mas há restrições e cuidados a serem tomados quanto ao seu uso.
 
Sal em excesso faz com que a pressão arterial aumente devido as propriedades osmótica do cloreto de sódio, principal componente do 
tempero, que acaba atraindo moléculas de água para si e causando a retenção de líquidos. “Quando o sal entra no corpo, ele é absorvido pelo intestino e vai direto para o sangue. Se é consumido em grande quantidade, cai na mesma proporção nos vasos. Como a água do corpo é sugada pelo cloreto, o organismo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão 
arterial para aumentar fluxo de sangue circulando”, explica o médico cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Heno Lopes.
 
Conheça algumas orientações que ajudam a diminuir a quantidade de sal na alimentação e procure acrescentar em seu dia a dia:
 
Alimentos enlatados
Possui uma quantidade de sal como conservante. Procure consumir vegetais frescos ou congelados para controlar a pressão arterial.
 
Molhos industrializados
Catchup e shoyu contêm altos níveis de sal na receita. Para temperar saladas, utilize alternativas saudáveis, como o iogurte.
 
Pães
Uma fatia de pão pode conter 230 mg de sal. Tente reduzir o consumo. 
 
Frios
Uma única fatia de peito de peru pode conter até 1.050 mg de sódio. A dica é escolher opções assadas ou algum prato vegetariano.
 
Sopas
Consuma uma alimentação saudável, como uma sopa caseira de carne magra com legumes. Além de baixas calorias, você poderá preparar com redução baixa de sódio.
 
Pizza
Apensar de não ser um alimento saudável, a pizza possui muitos fãs. Mas atente-se: cada fatia pode ter 760 mg de sal, segundo o site American Heart Association. Saboreie de vez em quando.

Category: