Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Cansaço também é uma doença. Conheça ...

Radio Advento | 5:00 AM |


Ficar horas no trabalho, no trânsito ou nas tarefas de casa, são algumas rotinas que causam o cansaço. O verão também pode apresentar essa fadiga, mas nem sempre são os responsáveis para o incômodo. Outras doenças podem estar atrás de um simples cansaço e aprensentar perigo à vista.
 
"Esgotamento persistente, sono agitado e ronco indicam apneia. Já cansaço, irritação e choro sem motivo podem caracterizar depressão", conta Cláudio Rufinom, médico clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
 
Conheça agora os principais sintomas que estão por trás do cansaço e como se livrar delas.
 
Anemia
Falta de ferro no organismo causa sono, desânimo, queda de cabelo e falta de ar. Nas mulheres, isso ocorre com mais frequência durante a menstruação, por causa da perda de sangue.
 
Apneia
Como o ronco provoca despertares breves durante a noite, a qualidade do sono diminui drasticamente, deixando qualquer um mais "devagar" durante o dia.
 
Depressão
Apesar da origem psíquica, a doença causa indisposição, sim. E a culpa é do processo inflamatório que ocorre dentro dos neurônios, atrapalhando seu funcionamento.
 
Diabetes
Altos níveis de açúcar no sangue fazem a pessoa urinar mais, emagrecer e perder massa magra, provocando cansaço muscular.
 
Distúrbios da tireoide
Tanto o hipertireoidismo (quando a glândula trabalha demais) quanto o hipotireoidismo (quando ela fica lenta) fazem o coração bater mais rápido, causando cansaço extremo.
 
Doença cardíaca
Coração problemático não bombeia o sangue direito para todos os órgãos, que tendem a entrar em falência, desencadeando uma baita fadiga.
 
Fibromialgia
As dores constantes levam à debilitação física, além de comprometer a qualidade do sono.
 
Infecções
Concentrar todas as forças na luta contra o agente infeccioso pode provocar esgotamento físico. Além da febre, portanto, nota-se uma diminuição da vitalidade da pessoa.
 
Como reverter o quadro
 
Praticando exercícios
Mantendo este hábito, é possível melhorar a circulação do oxigênio no organismo, o coração, o pulmão e os músculos conseguem transformá-lo em mais energia.
 
Alimentação correta
Procure comer a cada três horas e afaste a fadiga. Com isso, evita-se a queda brusca das taxas de açucár no sangue, o que provoca a falta de energia. Alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras e ômega-3 devem fazer parte do cardápio diário.
 
Durma bem
Descansar pelo menos oito horas por noite aumenta a disposição. Quer dormir bem? Vá para a cama sempre no mesmo horário. E nada de ver TV, usar o computador ou se exercitar até três horas antes de se deitar. Evite também as refeições pesadas e o álcool ou bebidas à base de cafeína.
 
Consulte um médico
Recorra a um especialista se o cansaço não sair de você. Será preciso realizar uma série de exames que poderá identificar o que você está sentindo.
 
Consuma muita água
Manter o corpo hidratado é uma excelente maneira de diminuir o cansaço, já que as células precisam se dar ao trabalho de extrair a água da circulação.
 
Com informações de: M de mulher

Category: