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Veja 10 motivos que causam a insônia

Rádio Advento | 2:30 AM |

Veja 10 motivos que causam a insônia

Não é só uma xícara de café que pode mantê-lo acordado durante à noite. Outros fatores como cores do seu quarto, temperatura e até seu celular também prejudicam um sono tranquilo. A seguir, confira dez razões que causam insônia listadas pela Cosmopolitan. 
 
Silêncio total: quando você dorme em um ambiente muito quieto, é facilmente despertado por um som aleatório, como carros na rua ou conversas do vizinho. Uma das formas para evitar isso é ligar o ventilador, que emite um pequeno ruído, segundo o especialista de sono Michael Breus.
 
Cortinas erradas: se sua cortina é muito curta ou clara, pode fazer com que passem raios de luz e interrompa a produção de melatonina, um hormônio crucrial para cochilar, diz William C. Kohler, diretor e médico do sono do Florida Institute. Substitua suas cortinas por persianas ou opte por tecidos pesados.
 
Seu cachorro: mesmo que você não tenha alergia a animais, deixar seu cachorro passear pela casa não é uma boa ideia. Os pelos acumulados podem irritar suas vias nasais, forçar um espirro e acordá-lo. Além disso, cachorros e gatos se movimentam durante a noite. Mais uma razão para deixá-los dormir longe da sua cama.
 
Despertador: é tentador verificar a hora durante à noite e fazer as contas de quanto tempo tem até precisar acordar. O problema é que esse hábito aumenta a ansiedade e, consequentemente, causa insônia. Deixe seu relógio longe e, se possível, livre-se de despertadores digitais que emitem luz.
 
Assistir a um programa na televisão: se você quer assistir televisão antes de dormir, evite programas que causem adrenalina, como filmes de terror, esportes e notícias. Isso vai manter ser cérebro ligado e dificultar o sono.
 
Temperatura: “se você estiver com muito calor ou frio, seu corpo vai acordar”, explica Breus. Opte por lençóis de algodão e cobertores com materiais que permitam a circulação de ar.
 
Cores das paredes: você pode amar seu quarto com paredes vermelhas ou laranjas, mas tons como esses dificultam o sono. “Cores fortes são destinadas a agitá-lo. Se seu quarto for pintado de laranja, vermelho ou até alguns tons de azul, você não vai conseguir desacelerar”. Opte por cores suaves.
 
Brilho do seu laptop: se o seu computador ficar iluminando o ambiente durante o sono, pode impedir a produção de melatonina e mantê-lo em alerta. Desligue todos os aparelhos antes de ir para cama.
 
Seu celular: o relógio digital e a tela que ilumina o ambiente não são os únicos problemas. As expectativas de receber uma ligação ou uma mensagem pode manter seu cérebro em alerta. Mesmo sendo difícil, o ideal é desligar o aparelho.
 
Desordem: “muitas coisas espalhadas faz com que você, inconscientemente, pense em tarefas adiadas e fique ansioso”, diz Breus. Isso aumenta a frequência cardíaca e os níveis de hormônio de estresse, que impedem um sono tranquilo.

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