Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

8 Dicas para Controlar o Colesterol

Radio Advento | 5:00 AM |


10 Dicas para Controlar o ColesterolO colesterol é um lipídio (gordura), necessário para o bom funcionamento das membranas celulares, na formação de vários hormônios e em outras funções. Existem dois tipos de colesterol, o LDL – chamado de colesterol “ruim” –  e o HDL – chamado colesterol “bom”. Quando há um desequilíbrio nos níveis de colesterol – com aumento do LDL e queda do HDL – há maior risco de doença cardíaca e derrame.
Aqui estão algumas dicas e alimentos que podem ajudá-lo a manter seu colesterol em níveis saudáveis.
1)      Tome café da manhã: Aposte em cereais que são fontes de fibras, pois eles impedem que o colesterol se fixe nas paredes das artérias.
3)      Abacate: As gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas presentes no abacate, azeite de oliva, amendoim, e azeitona, são muito saudáveis uma vez que substituem as gorduras animais saturadas e outros alimentos com altos níveis de colesterol. Esta atitude talvez seja a mais eficaz para conseguir uma redução drástica no seu colesterol LDL.
3)      Sementes de linhaça: Até 50 gramas de sementes de linhaça por dia reduzem em até 8% o colesterol LDL em adultos jovens e saudáveis, enquanto 38 gramas de linhaça por dia reduzem o colesterol LDL em 14% em pessoas com níveis elevados de colesterol (hipercolesterolemia).
4)      Alho: Estudos têm mostrado que menos da metade de um dente de alho (900mg) cru por dia pode diminuir em 12% o colesterol LDL. O alho cru é mais eficaz e pode ser adicionado a saladas, azeite, ou como guarnição em sopas e sanduíches.
5)      Amêndoas: Estudos relatam que comer até uma xícara de amêndoas por dia pode reduzir os níveis de colesterol LDL em até 10%. Como as amêndoas são alimentos altamente calóricos, não é recomendado que se coma mais do que uma xícara por dia.
6)      Nozes: Numerosos estudos relatam redução do colesterol com o consumo de nozes, castanhas ou pistache. Consumir cerca de 30 gramas por dia já é suficiente.
7)      Pão com aveia: Ele é repleto de fibras. Uma delas, chamada betaglucano, reduz o colesterol ruim (LDL) e o risco de doenças cardíacas. Aveia tem ainda bastante proteína, minerais e vitaminas, principalmente do complexo B. Aproveite para ingerir na hora do lanche, a aveia mata a fome e sacia por um bom tempo.
8)   Azeitona: Possui ômega-3, gordura insaturada que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) – isso diminui o risco de doenças cardiovasculares. Também é rica em antioxidantes, vitaminas A, D, K, E e fitosteróis, que inibem o envelhecimento celular. Ela ainda contribui com a saciedade e o funcionamento do intestino.
Pois é pessoal, o colesterol não é um vilão, como muitos pensam, mas seus níveis devem ser equilibrados para você ter o máximo de saúde!
Fonte : Liga de Doutores

Category: