Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Curiosidade de Saúde

Unknown | 7:56 PM |


Quem fica muito tempo sentado tem mais chances de morrer

Um estudo afirma que pessoas que passam muito tempo sentadas podem ter até 40% mais chances de morrer por qualquer causa.

Não fique preocupado, mas gastar muito tempo em uma cadeira é ruim, muito ruim para sua saúde.

Uma nova pesquisa publicada no “Archives of Internal Medicine” mostra que as pessoas que passam muito tempo sentadas correm mais risco de morrer por qualquer causa, em comparação com pessoas que não se sentam por muito tempo.

O estudo acompanhou cerca de 222.500 adultos australianos por cerca de três anos. Durante esse tempo, foram calculadas as chances das pessoas articuladas e as chances das pessoas que ficavam mais tempo sentadas morrerem.

Em pessoas que passaram várias horas por dia sentadas, as chances de morte foram:
  • 15% maiores para as pessoas que se sentaram por pelo menos oito horas
    • 40% maiores para pessoas que se sentaram por 11 ou mais horas por dia;


    "Nossos resultados adicionam à evidência crescente de que os programas de saúde pública devem incidir não apenas sobre o aumento da população, mas também sobre os níveis de atividade física e a redução do tempo sentado", escrevem os pesquisadores.

    Alpa V. Patel, PhD, publicou estudos sobre os riscos de saúde associados a longos períodos sem movimentação. "Estamos continuando a demonstrar uma e outra vez, em diferentes populações, que há algo de real na associação entre o tempo sentado e a redução da longevidade."

    Levante-se dessa cadeira
    O que há de tão ruim sobre ficar sentado por longos períodos? Essa resposta não é totalmente clara. Mas o exercício e o movimento têm um efeito positivo sobre as gorduras do sangue, chamadas triglicérides, e outros riscos cardíacos, diz Patel.

    O conselho é: sente-se cinco minutos a menos por hora. "Pequenas mudanças podem ter um grande impacto", diz a especialista.

    A tecnologia nos deu menos razões para nos mover, diz David A. Friedman. Ele é o chefe dos serviços de insuficiência cardíaca no North Shore Hospital, em Plainview, NY

    Em vez de mensagens de texto ou e-mails, "desça uns degraus para dizer: 'Oi, como vai você? para um colega".

    Olveen Carrasquillo, chefe da divisão de medicina interna geral da Universidade de Miami, diz que: "Um estilo de vida sedentário não é bom para a saúde". "Hoje nós não precisamos nem sair de casa para ir ao banco ou levar uma carta ao correio."

    O novo estudo não comprovou a morte de pessoas. Não está claro o que veio primeiro - uma saúde mais precária ou o tempo gasto numa cadeira.

    Ainda assim, não há dúvida de que o movimento é bom por muitas razões.

    "É difícil dizer que se alguém é bastante sedentário ele vai morrer. Os problemas de saúde também estão associados ao hábito de vida, o que inclui o fumo e uma má alimentação”, diz Scott Kahan, diretor do Centro Nacional de Peso e Bem-estar de Washington, DC

    O mais importante desse estudo é que não resta dúvida de que ser ativo é mais saudável. "A chave é fazer algo que você goste, quer se trate de esportes, ir à academia, caminhar, ou cuidar do jardim. "Se você faz uma atividade da qual não gosta e não sente prazer, a probabilidade de manutenção é muito baixa."

Category: