Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 3

Radio Advento | 3:00 AM |


Como já falamos aqui, em dois posts anteriores (Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 1 e Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 2), existe uma íntima relação entre a saúde física, mental e espiritual. Cabe a nós, enquanto servos de Deus, conhecermos essa relação e quais as implicações de não estar saudável em uma dessas dimensões.
Quando nosso corpo está mal, nossa mente fica debilitada também, e nossa comunhão com Deus é comprometida. O mesmo ocorre quando a mente não está saudável – o corpo sofre as chamadas doenças psicossomáticas e a saúde espiritual mais uma vez é comprometida. Mas, porque a saúde espiritual, nossa comunhão com Deus, é comprometida quando nossa saúde física e mental não vai bem?
Deus se comunica conosco através de nossa mente. Ellen White comenta em Conselhos para Professores, Pais e Estudantes, na página 78, que é “a mente, que liga o finito ao Infinito”. Satanás tem grande interesse em que nossa mente não esteja pronta a receber as verdades de Deus como deveria.
“Temos um inimigo vigilante, que se acha sempre em nossas pegadas, pronto a se aproveitar de qualquer fraqueza que possa auxiliá-lo em tornar suas tentações eficazes. Quando a mente está esgotada e o corpo enfraquecido, ele intensifica sobre a alma suas mais cruéis tentações.” Obreiros Evangélicos, p. 245
A Bíblia é clara: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” I Coríntios 6:19 e 20. Nosso dever, como servos de Deus, comprados por Ele é glorificar a Deus em nosso corpo e em nosso espírito, pois estes pertencem a Ele.
Contudo, “os filhos de Deus não podem glorificá-Lo com o corpo enfermo ou a mente enfraquecida.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 18. “Tudo que nos diminui a força física, enfraquece a mente a torna menos capaz de discernir entre o bem e o mal. Ficamos menos aptos para escolher o bem, e temos menos força de vontade para fazer aquilo que sabemos ser justo.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 48 e 49.
A mensagem de saúde, que para muitos tem a ver apenas com ter saúde física, nos foi dada por Deus pois tem um papel importante em nossa vida espiritual. É obra de Satanás fazer-nos pensar que as orientações sobre saúde tem como finalidade última evitar que tenhamos doenças. Quando negligenciamos as leis físicas ou leis naturais (termos utilizados por Ellen White para se referir às leis de saúde, às leis que regem o funcionamento do nosso organismo), estamos também negligenciando a Lei de Deus, e isso é pecado – “a violação da Lei de Deus, quer natural quer espiritual, é pecado” A Ciência do Bom Viver, p. 228. Além disso, nos tornamos menos aptos a ouvir a voz de Deus e a discernir Sua vontade, permanecendo assim em uma vida de pecado.
“Os que obtiveram luz sobre os assuntos do comer e vestir-se com simplicidade, em obediência às leis físicas e morais, e que abandonaram a luz que lhes aponta o dever, eximir-se-ão ao dever em outras coisas. Se eles insensibilizarem a consciência para evitar a cruz que devem tomar para estarem em harmonia com a lei natural, também violarão os Dez Mandamentos, a fim de eximir-se à reprovação. Há decidida relutância da parte de alguns em suportar a cruz e desprezar a afronta. Alguns serão ridicularizados por seus princípios. A conformidade com o mundo está conquistando terreno entre o povo de Deus, que professa ser peregrino e estrangeiro, que espera o aparecimento do Senhor.” Conselhos Sobre Saúde, p. 105
Esse assunto é muito sério, e poucos estão dispostos a falar sobre ele pois comumente as pessoas não estão dispostas a receber esse tipo de mensagem. Entretanto, não há mais tempo para temermos pregar e viver a verdade. Precisamos do Espírito Santo hoje, como nunca antes, mas é impossível ouvir a voz do Espírito como deveríamos, tendo mentes enfraquecidas como temos! “Deus não pode deixar que Seu Espírito Santo repouse sobre os que, embora sabendo o que devem comer para ter saúde, persistem numa conduta que enfraquecerá o corpo e a mente.” CSRA, p. 56.
Peça forças a Deus para vencer aquiles hábitos que tem tornado sua mente e seu corpo enfraquecidos para glorificar a Deus como devemos. A Palavra de Deus diz que Cristo “é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória” Judas 1:24. Acredite nesse Cristo e viva a vontade de Deus!

Category: