Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

É possível ser feliz durante o ciclo menstrual; saiba como

Radio Advento | 2:00 AM |




É possível ser feliz durante o ciclo menstrual; saiba como
Nenhuma mulher gosta de ficar menstruada, por uma série de motivos. Cólicas, dores musculares, mal-estar e alterações no humor são algumas das preocupações femininas. Mas se engana quem acha que o ciclo menstrual só tem um lado: o negativo.

O principal aspecto positivo é a capacidade de gerar uma vida. Quem menstrua passa por uma fase chamada menacme. Nela, a mulher libera mensalmente um óvulo, a chamada ovulação, e o útero se prepara para receber um embrião. O ciclo menstrual, justamente, por ser cíclico e não estável, faz com que a mulher experimente diferentes sensações em cada dia do mês.

Libido nas nuvens e disposição a toda prova são reações provocadas durante todo período, explica Domingos Mantelli Borges Filho, ginecologista e obstetra. “Nos primeiros dias, a mulher tem o aumento do desejo sexual e as relações são sempre bem-vindas”, afirma. Mesmo quem não se sente confortável em praticar sexo por conta do sangramento, pode investir na troca de carícias e nas preliminares.

Ao contrário da imagem de mau-humor criada sobre a mulher “naqueles dias”, a partir do sexto dia do ciclo as taxas de estrogênio e testosterona em alta as deixam mais bem dispostas, extrovertidas, confiantes e felizes. O ginecologista afirma que é um bom momento para tomar decisões importantes e se jogar em um mundo de novas descobertas. “O corpo não retém líquidos, e as mamas ficam menos inchadas e doloridas. Por isso, o bacana é investir em looks mais ousados”, recomenda Domingos.

Quer mais? Além do aumento da libido e das taxas de estrogênio e testosterona, acontece o pico da liberação destes hormônios, fazendo com que as chances de engravidar sejam maiores e tornando a mulher mais atraente aos homens. “A pele fica mais saudável, a aparência mais jovial e a sensualidade feminina aflora”, completa o ginecologista e obstetra.

Suar a camisa
Após a ovulação, o hormônio progesterona aumenta progressivamente, criando efeitos indesejáveis, como a retenção líquida e a alteração do humor. Por outro lado, faz com que o metabolismo fique acelerado. Invista em exercícios físicos para liberar endorfina, substância do bem-estar que ajudará a acalmar os ânimos.

Nos últimos dias do ciclo menstrual, o apetite, a vontade de comer doces e a sensibilidade aumentam. Nestas horas, o melhor mesmo é perceber a própria fragilidade e buscar carinho e atenção dos amigos, familiares e parceiros.



Fonte: Terra

Category: