Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

O mais importante

Radio Advento | 2:20 AM |

homem-biblia

A mente hebreia funciona de maneira diferente da mente latina. Os escritos judaicos começam da direita para a esquerda. Os latinos temos o costume de enumerar as coisas em ordem de importância de cima para baixo. Os judeus colocam as coisas em ordem de importância de baixo para cima.  Vejamos, por exemplo, Miquéias 6:8: “Ele te declarou, ó homem, o que espera o Senhor de ti. Primeiro,  que andes humildemente com teu Deus e como resultado disso, que pratiques a justiça e ames a misericórdia”.
Ao longo da Bíblia encontramos repetida a ideia de que cristianismo é a maravilhosa experiência de andar com Jesus. O resultado dessa experiência são os atos de justiça e misericórdia.
Se não entendermos a mentalidade hebreia, corremos o risco de pensar que o que Deus espera primeiro de nós são as nossas boas obras. Claro que Deus fica muito feliz quando vê abundantes obras na vida dos Seus filhos, mas só se essas boas obras são frutos da experiência de andar com Ele.
Nos tempos do profeta Miquéias, o povo tinha perdido o verdadeiro sentido da religião. Perguntavam-se eles: “Com que me apresentarei diante de Deus?”
Eles pensavam que o que realmente importava era quanto podiam dar a Deus em matéria de obras humanas. E é verdade que Deus tem interesse no que o homem é capaz de apresentar, mas Ele Se sente muito mais feliz quando o ser humano obedece a Deus no que Ele realmente quer.
Abel e Caim apresentaram suas oferendas a Deus, mas a Bíblia diz que Deus não aceitou a oferenda de Caim. Oferenda por oferenda, talvez a de Caim fosse melhor, mas Deus não tinha pedido o fruto da terra. O que Ele esperava era um cordeirinho que simbolizava Jesus! O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
O erro de Caim estava no fato de pensar que o que realmente importava era a oferenda. Esquecera que Deus sempre aprovou a oferenda quanto é o resultado da comunhão com Ele.
Ó homem, diz o profeta, Ele te mostrou o que Deus espera de ti: que andes com Ele e como resultado disso pratiques a justiça e a misericórdia.
Faça hoje de Jesus seu amigo, ande com Ele, imaginando-O cada momento ao seu lado. Imagine seu sorriso de aprovação quanto você anda em Seus caminhos, mas imagine também a tristeza desenhada em Seus olhos cada vez que você começa a andar por trilhos perigosos. 
(Escrito pelo Pr. Alejandro Bullón)

Category: