Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

A ilusória beleza das capas de revistas e nossa relação frustrada com o espelho

Radio Advento | 4:30 AM |

mulher-lendo-revista

“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” I Pedro 3:3-4
Acabo de ler uma reportagem sobre o ex-tratador de imagens  da ‘Playboy’. A matéria relata a pressão sobre a qual ele trabalhava. Pressão essa para que a mulheres das revistas estivessem impecáveis o suficiente para provocar as mentes alheias. Sim, o trabalho dele era deixá-las mais apresentáveis ou atraentes do que realmente são. Sendo assim, reduzia medidas, aumentava seios, retirava cicatrizes, rugas, manchas, celulites, e todas as demais possíveis imperfeições da pele… enfim, construía uma nova mulher no computador, uma mulher que não existe, a não ser nas páginas da revista e nas mentes entorpecidas pela pornografia.
Enquanto lia a matéria, pensava como somos tolas em nos comparar com essas mulheres. Sim, eu já me comparei, assim como muitas das mulheres que lêem o blog. Cresci como toda garota, tendo diante de meus olhos padrões de beleza muito bem definidos. E, definitivamente, sempre estive e me senti muito distante desses padrões, e, com exceção da minha magreza, continuo distante deles!
Como muitas garotas, fui insatisfeita por isso, tive minha autoestima afetada, e por muito tempo sofri com minha própria imagem. Lembro-me muito claramente de uma noite, eu devia ter 8 ou 9 anos, em que eu orei antes de dormir pedindo a Jesus que quando eu acordasse eu fosse como uma determinada moça, famosa, que eu via na TV. Obviamente, essa oração, apesar de sincera, não foi atendida. Graças a Deus por isso!!
Hoje entendo que essa é uma das armadilhas mais covardes de Satanás para conosco, mulheres. Através de padrões de beleza inatingíveis ele cria em nós uma constante insatisfação. E para cessar essa insatisfação, ele nos tenta a lançar mão de recursos como maquiagens, adornos, silicones, pinturas, etc… na tentativa de nos igualarmos a esses modelos utópicos e ilusórios. São modelos tão utópicos e ilusórios, queridas amigas, que muitas vezes chego a pensar, ao ver uma foto dessas mulheres em dias comuns, andando pela rua ou na praia, que nem elas se parecem com elas mesmas quando estão nas páginas das revistas ou na tela  da TV.
Ao mesmo tempo, Satanás nos tenta a acreditar que o verdadeiro modelo a quem devemos seguir é impossível de ser seguido, é utópico e ilusório. Tenta nos convencer de que não é possível nos assemelharmos ao nosso Senhor e Salvador. Quanto engano! Ele literalmente inverte os valores!
“Satanás desceu com grande poder para efetuar seus enganos. Ele volta a atenção da mente para coisas impuras e ilícitas. Os cristãos tornam-se como Cristo em caráter pela contemplação do Modelo divino. Aquilo com que entram em contato tem uma influência modeladora sobre a vida e o caráter. Li sobre um pintor que nunca contemplava uma pintura imperfeita, nem por um momento sequer, temendo que ela tivesse influência danificadora sobre seus próprios olhos e conceitos. Aquilo que nos permitimos contemplar e pensar com mais freqüência, se transfere em grande parte para nós. Review and Herald, 24 de maio de 1887.” Carta a Jovens Namorados, p. 60.
Querida amiga, eu não sei quão satisfeita ou insatisfeita você tem sido com sua autoimagem. Sei apenas que todos os padrões estabelecidos pelo mundo não são nada diante do padrão que Deus tem para mim e para você. Enquanto nos incomodamos com manchas de acne no rosto, Deus deseja que nos preocupemos em refletir em nossos rostos a luz de quem teve um encontro com Ele. Ele deseja ter Seu caráter perfeitamente refletido em nós, mas, para isso precisamos deixar de lado nossos desejos de parecer cada dia mais com o mundo.
Acredite, o Senhor que nos criou irá em breve restaurar-nos segundo os padrões de beleza do mundo perfeito que nos aguarda. Não será as mãos de um habilidoso usuário de Photoshop que transformará seu corpo corruptível em incorruptível, mas o próprio Cristo fará essa obra em nós.
Se você sofre ou ainda se sente mal com a imagem que vê no espelho, ore a Jesus. Seja honesta com Ele. Fale para Ele o quanto isso lhe perturba. E peça a Ele que lhe faça sentir bela e amada!
Por : Karyne Correia

Category: