Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

11 manchas mais difíceis em roupas - Alternativas para removê-las

Radio Advento | 5:00 AM |

A manga de sua linda e esvoaçante blusa entrou no prato de macarrão com molho de tomate? Não se desespere. Quanto antes você agir, melhor. A mesma dica serve para qualquer tipo de mancha.

Existem alguns produtos eficazes para a remoção de manchas no mercado, mas são caros. Você pode adquiri-los e seguir as instruções de uso, ou usar soluções caseiras, como as que daremos a seguir:

1. Molho de tomate:
Em fibras naturais, como algodão e linho, aplique uma mistura detergente de lavar louça (sem cor) com um pouco de água morna sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos.

Em tecidos sintéticos, tire o excesso do molho com água imediatamente. Em seguida, esfregue limão sobre a mancha.

2. Gordura:
Aplique farinha sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos. Ela absorverá a gordura. Limpe a farinha do tecido. Normalmente é o suficiente para limpar. Porém, se você notar algum resíduo de gordura, aplique detergente incolor puro e esfregue bem.

3. Graxa:
Remova a graxa da roupa passando margarina sobre ela. Esfregue até a graxa desgrudar. Remova tudo (margarina + graxa) e lave com detergente de cozinha. Se a mancha for pequena, você pode simplesmente molhar a parte manchada, passar sabonete de cor branca, esfregar bem e enxaguar.

4. Frutas ou suco de frutas:
Coloque leite fervente sobre a mancha ou use uma mistura de água morna, leite, suco de limão e vinagre branco.

5. Sangue:
Lave a peça com água bem quente. Se a mancha permanecer, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com vinagre e passe sobre ela.

6. Mofo:
Aplique água oxigenada sobre a parte mofada e deixe secar ao sol, ou aplique bicarbonato de sódio com vinagre. Ou, ainda, limpe com uma mistura de água morna e vinagre.

7. Suor :
Coloque a peça na água quente e aplique vinagre na região. Para eliminar o odor, inclusive na região das axilas, aplique uma mistura de bicarbonato de sódio com água.

8. Ferrugem:
Aplique suco de limão verde e água morna. Ponha a roupa para secar sem enxaguar..

9. Batom:
Lave com sabonete esfregando bem. Se não sair tudo, deixe de molho com leite morno. Se a mancha ainda persistir, esfregue o local com um pano embebido em álcool.

10. Chiclete:
Coloque a peça no freezer, envolta num saco plástico. Isole a parte com chiclete para que não encoste em nada. Deixe algumas horas até o chiclete congelar. Tire a peça do freezer e raspe o chiclete com uma faca. Faça-o logo, antes que descongele.

11. Vela:
Retire o excesso do tecido. Coloque a parte manchada entre duas folhas de papel toalha. Passe a ferro. A parafina derrete e gruda no papel.

Observação Importante: não se esqueça de enxaguar o tecido depois do procedimento (exceto quando houver outra indicação) e colocá-lo para lavar normalmente.
 

Category: