Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Reportagem destaca lanche saudável de escola adventista em Pernambuco

Rádio Advento | 3:34 AM |

Pernambuco, PE… [ASN] Nesta quarta-feira, 4 de setembro, a afiliada da Rede Brasil Pernambuco (TV Vitória) gravou uma reportagem especial sobre alimentação infantil na Escola Adventista da Vitória, em Pernambuco. A alimentação vegetariana, com inclusão de frutas, legumes e verduras nos lanches, foi o destaque da matéria, que vai ao ar na próxima segunda-feira, 9, às 19h, para todo o Agreste do Estado. A reportagem foi motivada por um projeto de lei que tramita na Câmara Federal, já aprovado pelo Senado, que deve proibir a venda de alimentos ricos em sal, gorduras saturadas, trans e de baixo teor nutricional, como salgadinhos, frituras e refrigerantes.
Na Escola Adventista da Vitória, assim em como toda a Rede de Educação  Adventista da localidade, a alimentação é balanceada. Uma cantina vegetariana oferece aos alunos, todos os dias, alimentos integrais, como tortas de legumes, sanduíches naturais e quitutes da região, como o cuscuz e o arroz temperado, mas nada leva carne ou química.
“A comida daqui é sempre fresquinha. Os assados levam legumes cozidos. Os sanduíches frios levam verduras. E tudo que teria carne, como hambúrguer e estrogonofe, por exemplo, é substituído por soja e glúten”, conta a cozinheira da escola, Maria dos Ramos Lira. Frutas também ganham espaço na cantina, que vende maças, uva, porções de mamão e salada de frutas todos os dias.
E é justamente dos doces que a aluna Millena Ramos, 9, mais gosta. A estudante troca os biscoitos pelas opções que encontra na escola. “Eu adoro a salada de frutas daqui. Mas também como maçã e tomo suco de maracujá, que é uma delícia”, assegura a menina.  João Eduardo, de 10 anos, aluno do 5º ano, mostra que aprendeu a lição de ‘geração saúde’ direitinho. “Eu gosto de todo tipo de fruto e verdura. Se não cuidamos do nosso corpo, não tem como sermos saudável”, explica o garoto.
Alimentação fora da escola
E se a Escola Adventista da Vitória se preocupa com os alimentos que os alunos consomem dentro da instituição, o cuidado não para por aí. Segundo a gestora da unidade, Maria Henrique Pereira, além de orientar os filhos, a coordenação tem percebido a necessidade de alertar os pais quanto a alimentação das crianças de modo geral.
“A proibição de alimentos nocivos à saúde é restrita à venda nas escolas, mas as crianças podem trazer esses alimentos de casa, e nós não podemos proibir. Por isso, nesse semestre, vamos realizar workshops de alimentação saudável com os pais”, informa Maria. “Vamos apresentar os benefícios das frutas, verduras e cereais na dieta delas, e como a família pode fazer em casa algumas dessas receitinhas que fazem sucesso com a criançada na nossa cantina.”
 [Equipe ASN, Rebecca Ricarte]

Category: