Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Dicas de direção quando o bebê está no carro

Radio Advento | 11:14 AM |

Você pode achar que é um/uma ótimo (a) motorista. Saber tudo sobre o trânsito, placas de sinalização, velocidade e direção defensiva. Mas, se o seu filho anda desprotegido dentro do carro, o conhecimento não valeu para nada. Hoje ainda podemos ver bebês sendo levados no colo da mãe e crianças pulando e dando “tchauzinho” no banco de trás do veículo mesmo com uma lei válida desde setembro de 2010 que fala da obrigatoriedade do uso de bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação.

O uso desses equipamentos é a única forma segura de transportar crianças. Eles podem reduzir o risco de morte em 70% e o de hospitalização em 69%. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, 685 crianças morreram e 3.673 foram internadas vítimas de acidentes de trânsito. Um ano depois da nova lei, a cadeirinha reduziu mais de 40% das mortes de crianças com até sete anos em acidentes de carro no Brasil, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Se você não tem um desses itens, compre hoje mesmo. Ou vá até o seu carro e instale a cadeirinha da forma correta. Ela não pode ficar solta no banco. A questão não é multa de R$ 191,54 que você poderá ter de pagar. Estamos falando sobre a vida do seu filho. Nenhuma criança gosta de ficar presa numa cadeirinha, mas é uma questão de prevenção e segurança.

O que o Denatran diz?
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) fala que:

- Crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto;

- Crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas;

- Crianças entre quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.

- As crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco de trás com o cinto de segurança.

Outras dicas podem ajudar na direção quando se tem um bebê ou criança no carro:

1- Nunca leve uma criança no colo. O adulto irá esmagá-la com seu peso se houver um impacto;

2- Não deixe objetos soltos dentro do carro. Eles podem ser lançados nos ocupantes se acontecer uma colisão;

3- Evite freadas bruscas. Elas podem afetar a região do pescoço do bebê;

4- Pare o carro em local seguro se tiver que tirar o bebê ou a criança da cadeirinha;

5- Não deixe as crianças saírem sozinhas do carro. Elas devem entrar e sair pelo lado da calçada para evitar atropelamentos;

6- Em carros de quatro portas, a trava de segurança deve ser acionada para evitar que a criança abra a porta durante um deslocamento;

7- Nunca leve criança no porta-malas e nem na caçamba de carros do tipo caminhonetes. Uma colisão pode ser fatal para ela.

8- Nos deslocamentos longos tenha sempre água para ajudar na hidratação. Evite alimentos pesados, uma vez que muitas crianças podem sofrer de enjoos;

9- Respeite as regras de trânsito. Seja cortês com os demais condutores. Brigas no trânsito podem levar à tragédias (troca de tiros, agressões físicas), além de ser um péssimo exemplo para as crianças.


Assista ao vídeo e aprenda como instalar o bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação corretamente.

Category: