Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Como amar alguém que me trata mal

Cris Viana | 11:33 AM |


É sempre mais fácil e até instintivo e natural querer pagar na mesma moeda. Excluir, tratar com indiferença ou “entronchar o nariz” para quem nos fez mal.

É comum ficarmos magoados, guardar rancor com facilidade, ter raiva e desejar que a pessoa que nos machucou sofra. Mas a diferença de uma pessoa boa para uma pessoa que não percebe a maldade cometida é que a pessoa boa sabe perdoar, mesmo que machucada, e a pessoa que machucou tem dificuldades em compreender a gravidade de sua conduta.

Sei bem que não é fácil, mas não nos tornaríamos semelhantes pagando na mesma moeda? Tratando do mesmo modo ou arrumando confusão por cima de confusão? Não precisamos ser iguais e pagar o mal com o mal.

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Romanos 12:21

1. Não se vingue
Os primeiros sentimentos quando somos ofendidos é desejar ofender igualmente ou ainda pior a quem nos ofendeu. Já disse Marco Aurélio que: “O melhor modo de vingar-se de um inimigo é não se assemelhar a ele.”

François La Rochefoucauld disse: “A vingança procede sempre da fraqueza da alma, que não é capaz de suportar as injúrias.”

Nada lhe fortalecerá se na mente e no coração você tiver a vingança. A vingança é amarga e dolorosa, não é saudável para quem dá nem para quem recebe, nela não há misericórdia, compaixão ou sensibilidade.

Você não precisa ser igual. Não precisa se rebaixar ou tentar provar que pela vingança é mais forte. Lembre-se que vingança não é amor. Se quisermos ser pessoas melhores é preciso superar e deixar que a justiça do Pai se faça presente. Não se assemelhar com a mesma conduta é mais vantajoso do que o contrário.

2. Pague com o bem
Aja de modo diferente com essa pessoa. Mostre que você tem o puro amor de Cristo, que é capaz de esquecer o que lhe foi feito, de ter bondade, de amar ao seu próximo. Compartilhe essa bondade através de atos sinceros, agindo completamente diferente da pessoa que o ofendeu.

3. Não siga o padrão do mundo
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

O padrão do mundo nos diz para nos proteger revidando. Deus nos diz para não seguir esse padrão e sermos sábios. A dor da humilhação, exclusão, difamação, perseguição, traição, falsidade, mentira ou qualquer outro tipo de ato cometido para seu mal é um teste de fé que deve ser exercido por você. Não será fácil aceitar o fato de que você deve deixar de lado, mas quanto mais alimentar o ódio ou a raiva em seu coração, maior será o seu sofrimento e mais decepcionantes serão as consequências de uma conduta irrefletida ou de ação impulsiva.

4. Ore
Certamente você precisará orar e pedir forças pra não revidar, para não guardar rancor e para não alimentar os piores sentimentos pela pessoa que lhe ofendeu. A oração tem um efeito reparador e consolador, quando admitimos o fato de que necessitamos dela e buscamos ajuda do Senhor, Ele nos dará a força da qual necessitamos para superar e ser alguém ainda melhor.

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Romanos 12:12

5. Não dê ouvidos
Se houver pessoas que instiguem você a se irar com determinada pessoa, diga que você não irá fazer isso, pois “Pelo contrário: se o meu inimigo tiver fome, dou-lhe de comer; se tiver sede, dou-lhe de beber.” Romanos 12:20

Mostre que o mundo não precisa de ações incorretas e desumanas, que somos filhos de um Criador que nos ama e quer que sejamos pessoas melhores, pois Ele acredita tanto em nosso potencial que nos permite passar por essas adversidades, conscientes que dela podemos nos sair com bom êxito.

6. Perdoe a injúria e siga em frente
“Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.”Romanos 12:14

Esse abençoar é uma conduta honesta, íntegra, isenta de maldade, livre de qualquer coisa que aprisione e diminua qualquer ser existente.

Perdoe sempre, não importa quantas pedras foram-lhe atiradas, não importa quanta dor já tenha sentido por passar por isso, ou sofrido por tamanha humilhação. Perdoe.

O perdão tem esse poder curador, que alivia e reanima e não nos deixa o desejo de tratar mal.

“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos.” Romanos 12:17-18

Não busque remoer ou alimentar intrigas; seja sábio e eleve-se a um ponto de que as injúrias só lhe fortalecerão, pois o tornará alguém melhor, mais humilde.

“Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.” Mateus 5:44

Seja sempre luz em vez de trevas. Pois a luz consegue iluminar até a maior e mais densa escuridão, de modo que se torna um exemplo de virtude e amor.

Se desta forma agir, você verá que a dor de ter sido injuriado, perseguido ou machucado fez de você alguém tão forte, capaz de transpor qualquer coisa e subir feliz e belo como uma águia ao sol resplandecente. 


Fonte: Fernanda Ferraz

Category: