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A comunicação para o entendimento

Radio Advento | 11:30 AM |

O grande problema dos relacionamentos não é a falta de comunicação, mas sim a falta de eficácia no seu uso. Isso porque a comunicação sempre existe, mesmo que não haja fala. As pessoas se comunicam por gestos, olhares ou mesmo pela fisionomia.

A maneira de comunicar-se é de suma importância. Nas palavras de Nelson Mandela: "Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração".

Algumas dicas para ter êxito na comunicação e promover entendimento podem ser úteis:

1- Empatia: Procure compreender as razões do outro, mesmo que você não concorde com elas. Entenda a maneira como ele se expressa, dê a ele a chance de expor seus pensamentos. Cada ser humano tem uma forma distinta de sentir e manifestar sentimentos. Ao desenvolver a empatia você terá maior possibilidade de sentir o que ele sente, dentro de um contexto diferente do seu. Isso não quer dizer que você mudará de opinião, mas que será mais comedido em seus julgamentos.

2- Tolerância: É fundamental para os bons relacionamentos. É desenvolver a competência de reconhecer o direito dos outros mesmo não comungando da mesma opnião. Mahatma Gandhi tinha uma visão muito abrangente disso: "A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos".

3- Compaixão: Sentir compaixão por alguém é muito mais amplo que simplesmente ter dó. A compaixão é um sentimento que enobrece quem sente, sem humilhar ou diminuir aquele que se faz alvo. É um sentimento essencialmente piedoso que representa o entendimento da dor do outro e o sincero desejo de minorá-la. É, acima de tudo, sentir um impulso altruísta de se dispor a ajudar alguém que se considere em engano ou sofrimento. Ao sentir compaixão desenvolvemos uma comunicação mais generosa e cortês, melhorando os relacionamentos.

4- Raciocínio: Difícil negar que as emoções destrutivas perturbam o raciocínio das pessoas e as fazem dizer e fazer coisas pelas quais se arrependerão depois. A lucidez de raciocínio é fundamental para que uma comunicação flua de forma eficaz. Assim, diante de um abalo emocional o melhor mesmo é buscar o recolhimento que promove a paz. Quando a calma se fizer presente, volte a buscar o entendimento.

5- Respeito: Penso que essa frase de Voltaire elucida muito bem o que é realmente ter uma comunicação respeitosa: "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante seu direito de dizê-la". É isso, não se trata de discordar ou de mudar de opinião, a questão é aceitar que existem ideias diferentes e até opostas, e que assim como nós, o outro também tem o direito de manifestá-la.

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