Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

11 coisas que precisamos ensinar para nossos filhos

Rádio Advento | 6:30 AM |

Junto com o nascimento de um filho vem uma grande carga de responsabilidade. Quando o bebê é ainda bem pequeno, os pais precisam estar sempre atentos se ele não está com frio, com calor, com fome, com febre, com cólica... Existe uma dependência total. À medida que cresce, além dessas responsabilidades, têm que garantir que a criança não vá colocar o dedo na tomada, engolir uma tampa de caneta ou bater com a cabeça no chão. Chega um momento que o pai e a mãe percebem que o filho já entende o significado de um “não” ou de um “pode pegar” e que aquele ser tão pequeno já copia alguns hábitos da mãe em casa. Então, se alguns pais ainda não tinham pensado na questão, o momento da grande pergunta chega: o que vou ensinar para que o meu filho se torne um bom homem, um bom cidadão? 

1 - A família é a base de tudo. Deixe-o saber que pode contar com o pai e a mãe. Demonstre confiança e amor diariamente. Assim vai saber onde procurar quando estiver passando por um momento difícil, sem se importar se for adolescente ou adulto.

2 - Falar “eu te amo” para os pais e irmãos. Fale primeiro para ele. É assim que ensinamos nossos filhos.

3 - Saber dividir os brinquedos. Começa pelos brinquedos e vai para a vida toda. Ele vai ser tornar menos egocêntrico. Incentive seu filho a trocar o brinquedo com outra criança durante as brincadeiras.

4 - Não falar palavrões. Só porque ele é menino não significa que precise falar palavrão. Esse tipo de palavra transforma o ambiente e pode magoar quem escuta.

5 - Respeitar os professores. Eles são nossos mestres. Esse ensinamento precisa acontecer quando ele ainda for bem pequeno para que se torne algo natural.

6 - Respeitar os mais velhos. Não tem coisa pior do que ver criança, jovem ou adulto destratar idosos. Não permita que seu filho faça isso. Deixe que ele seja próximo dos avôs e avós para que nasça um amor verdadeiro entre eles. As melhores tardes de domingo da vida do seu filho serão em companhia dos avós, ouvindo as velhas histórias.

7 - Servir ao próximo. Saber perceber a necessidade de outros e agir é uma dádiva. Além disso, ajudar outra pessoa diminui o peso dos nossos problemas.

8 - Ser gentil. Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, por favor, com licença são palavrinhas mágicas que estão sumindo do vocabulário dos jovens. A vida vai se tornar mais difícil sem elas.

9 - Não se achar melhor que os outros. Ninguém é. Não existe motivo para que ele pense que poderá ser; nem raça, cor, religião ou classe social.

10 - Ser humilde. Humildade não está relacionada à classe social e sim ao fato de aceitar correção ou até mesmo buscar por ela. Aceitar isso dos pais, professores, do chefe...

11 - Ajudar a mãe nos afazeres de casa. Isso não é coisa de meninas. Os meninos também podem e devem auxiliar nas tarefas de casa. Além do mais, vai ajudar muito na harmonia do futuro casamento dele.

Não esqueça que os filhos são um reflexo dos pais. Não existe modo melhor de ensinar uma criança do que sendo o exemplo vivo para ela.

Category: