Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Salvando o casamento:5 dicas para lidar com o cônjuge deprimido

Cris Viana | 12:01 PM |

Não é fácil ver alguém que amamos sofrer, queremos ajudar e muitas vezes nos complicamos por não saber como. A depressão não é uma simples tristeza; é uma doença que precisa ser diagnosticada e tratada. Assim, tristeza intensa por um período maior que algumas semanas pode ser indício de depressão e é importante buscar ajuda médica.

Se seu cônjuge já foi diagnosticado com depressão, observe essas dicas no sentido de ajudá-lo a sair desse quadro.

1. Incentive o tratamento: A pessoa deprimida demora a se conscientizar que precisa de ajuda, normalmente esquece as consultas médicas e até remédios. Procure motivar seu cônjuge a se tratar, mas cuidado para não se tornar inconveniente o que vai afastá-lo ainda mais do tratamento. É preciso procurar um meio-termo e, principalmente, demonstrar desvelo em acompanhá-lo durante esse período. Se mesmo assim ele recusar a se tratar, entre em contato com o psiquiatra e peça aconselhamento.

2. Não desista de tentar conversar: Lembre-se que seu cônjuge não está assim por causa de você, então o problema não é que ele não queira conversar com você. Pense que é bem possível que ele não consiga; que não se sinta motivado para isso. Essa atitude faz parte da doença e você não deve levar para o lado pessoal, muito pelo contrário; cobranças nessa situação só vão piorar as coisas. Gentilmente exponha as questões domésticas a fim de que ele perceba que você o quer inserido no contexto familiar. Fale também sobre amenidades, assuntos que era do interesse dele; o importante é conseguir que de alguma forma ele interaja com você.

3. Não recrimine: Procure estudar a depressão a fim de entender o que está acontecendo com seu cônjuge e considere a situação pelo ponto de vista dele. Quanto mais você recriminar as atitudes dele, mais ele se afastará e se quer ajudá-lo, precisa conservá-lo junto de você. Respeite a situação dele e, por mais que seja difícil, não se irrite acreditando em coisas do tipo: "é um folgado" ou "não quer se curar". Pense que se é difícil para você, imagine o que é para seu cônjuge; lembre-se que ele está doente. Cultivar a paciência é essencial nesse momento de crise, pois se você desistir terá perdido a grande oportunidade de ser, efetivamente, companheiro ou companheira.

4. Cultive a esperança: Nas situações mais difíceis, quando deveríamos ser mais confiantes é que, normalmente, nos desesperamos. Mas podemos e devemos fazer diferente. A esperança pode ser desenvolvida através de uma postura mental pela qual trocamos pensamentos negativos por positivos. A fé em Deus e na capacidade que ele nos dá é um ingrediente indispensável, principalmente se um dos cônjuges perdeu a esperança. Bom pensar que não é o cônjuge deprimido que tem de contaminar os ânimos do lar; é exatamente o contrário.

5. Demonstre amor: Mahatma Gandhi dizia que "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente que há no mundo". Acredite que seu amor é muito importante para a cura de seu cônjuge e manifeste esse sentimento até nas pequenas coisas. O psiquiatra mineiro Elias Barbosa costumava indicar que os remédios fossem administrados pelo cônjuge de seus pacientes, ele dizia que "dar remédio é dar amor". Demonstre seu amor e verá do que ele pode ser capaz!
Fonte: Suely Buriasco (Educadora)

Category: