Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Cuidados - Dicas para evitar chulé

Radio Advento | 8:59 AM |

Quando se falam em cuidados com o corpo, por ser mais distantes, lembramos das partes visíveis e esquecemos dos pés. Algumas pessoas sofrem com o mal cheiro nos pés.
 
Isso é decorrente ao suor em excesso, estresse, menopausa, problemas na tireoide ou simplesmente calor demais podem levar ao desenvolvimento da bromidrose, o famoso chulé.
 
“A falta ou a má higienização dos pés e o calor retido nos calçados propiciam o crescimento bacteriano”, explica a dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. “Por esse motivo os homens, que usam calçados fechados durante a maior parte do tempo, têm mais chances de apresentar bromidrose."
 
Segundo explicações da médica, nosso corpo contém água e eletrólitos, que são os sais minerais, e não têm odor. O mau cheiro é provocado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente. “A retenção do suor entre os dedos piora com o uso de meias sintéticas, sapatos de borracha ou plástico e quando não enxugamos bem os pés”, ensina Márcia.
 
 Saiba como evitar odores nos pés Confira algumas dicas para manter seus pés saudáveis e evitar o chulé.
 
- Dê atenção à higiene dos pés, lavando-os com sabonete, bucha ou escova.
 
- Seque bem os pés entre os dedos com papel higiênico.
 
- Use sapatos arejados de couro ou pano para ficar em casa.
 
- Evite sapatos sintéticos, meias de nylon, solados e calçados de borracha ou plástico. Os forros devem ser de couro ou algodão.
 
- Não use o mesmo sapato todos os dias.
 
- Use talcos antissépticos sempre após o banho.
 
- Após o uso, coloque os calçados para secar em locais arejados e ensolarados.
 
- Se observar a existência de descamações entre os dedos, fissuras ou bolinhas, procure um dermatologista para checar a presença de fungos, micoses ou bactérias.
 
 
Fonte : Viva Bem

Category: