Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

5 dicas para manter o vigor do casamento

Radio Advento | 5:56 AM |

Muito se ouve falar em desgaste no casamento, alguns chegam a tecer uma teoria de "tempo limite" para a felicidade na vida a dois. Mas a verdade é que um casamento não se desgasta pelo tempo. Qualquer que seja o tempo vivido juntos, um casamento se desgasta pela falta de atenção e dedicação ao outro; pelo descaso, pela incompreensão e desprezo.

Assim, o que realmente desgasta uma união é a falta dela. Não priorizar o bem-estar um do outro, não ser parceiro. O tempo não desgasta, apenas mostra gradativamente o que valeu a pena ou não. O desgaste é, pois, tentativas vãs de felicidade. Mas existem algumas estratégias que podem mudar essa situação e fazer do tempo um aliado dos cônjuges para a felicidade do casamento.

1- Atenção à comunicação. Fator primordial para a harmonia do casal é a boa comunicação. Use sempre da cordialidade para manifestar a sua opinião e respeite o ponto de vista de seu cônjuge. Bom lembrar que ter uma boa comunicação significa também escolher os momentos e a maneira de falar. As palavras ferem, portanto, medir as palavras é sempre interessante. Aprendendo a cultivar o diálogo sincero os cônjuges usarão o tempo juntos como experiência e conhecimento um do outro.

2- Cultive momentos românticos. É fato que com o tempo a paixão perde o tônus, mas nada impede que os cônjuges busquem reavivá-la. Roberto Shinyashiki escreveu em seu livro Amar pode dar certo: "A paquera tem de ser uma prática diária, a conquista tem que ser a meta de cada dia. É só recordar, tirar o pó da sua capacidade de flertar e voltar a paquerar todos os dias".

3- Desenvolva o companheirismo. Essencial na continuidade do casamento é a parceria, a atenção e a dedicação de um pelo outro. Estar junto é apoiar o cônjuge, reconhecendo suas dificuldades e celebrando seus sucessos. Faça de seu cônjuge seu confidente, use sempre da autenticidade e cultive a confiança com muito cuidado. Aproveite os anos juntos para selar a amizade que favorecerá o bom entendimento entre vocês.

4- Demonstre seu amor. Olhe para seu cônjuge de forma que ele compreenda seus sentimentos e fale "eu te amo" várias vezes ao dia. Sorria o máximo que puder e demonstre a sua alegria por essa convivência diária. Comprove com palavras, gestos e atos o que você admira em seu cônjuge. Não poupe elogios e agradeça toda atitude de desvelo e atenção.

5- Divirtam-se juntos. Independente de todos os afazeres profissionais e domésticos, não dispense um tempo para conviver intimamente com seu cônjuge. Promova passeios; crie momentos interessantes e surpreendentes; proponha programas divertidos e tenha sempre muita atenção em manter o bom humor do casal.

Não importa quantos anos de relacionamento e intimidade o casal tenha acumulado, a experiência pode ser usada a favor de melhorar a sintonia e a união. Basta que os cônjuges não se acomodem em rotinas desgastantes e insatisfatórias. Honoré de Balzac definiu: "O amor é a poesia dos sentidos. Ou é sublime, ou não existe. Quando existe, existe para sempre e vai crescendo dia a dia".

Fonte : Familia

Category: