Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Você mastiga bem os alimentos?

Radio Advento | 5:30 AM |


MastigaçãoEm termos simples, digestão significa reduzir os alimentos a um tamanho que possa ser absorvido pelo corpo.  
A digestão ocorre no trato gastrintestinal – um tubo de seis a nove metros de comprimento, que vai desde a boca até o ânus. Uma vez que hajam passado através da barreira intestinal rumo ao interior do corpo, esses nutrientes entram na corrente sanguínea e circulam por todos os tecidos para manter as funções orgânicas, atender às necessidades energéticas e fornecer material para o crescimento e reparo de novas células e tecidos.
 A digestão se utiliza de processos mecânicos como mastigar e triturar, os quais ajudam a separar os diferentes tipos de moléculas, bem como de processos químicos, em forma de enzimas que desfazem os laços dentro das moléculas, a fim de liberar os micronutrientes no sistema orgânico.  
Mastigação completa
A mastigação é o processo físico de fragmentar o alimento em partículas menores. A mastigação completa mistura bem o alimento com a saliva, que umedece as partículas alimentares e provê um meio para a ação de enzimas como a amilase e a lipase, dando início ao processamento dos amidos e gorduras. A mastigação também sinaliza ao corpo para começar o processo digestivo, alertando o estômago para preparar o ambiente ácido e mandando recados ao pâncreas para secretar seu conteúdo dentro do intestino delgado.
Quando o alimento não é bem mastigado, seus pedaços tornam-se muito grandes. Visto que as enzimas digestivas somente podem atuar na superfície dos fragmentos alimentares, a mastigação inadequada resulta em digestão incompleta. Isso significa que não apenas os nutrientes ficam sem ser absorvidos, mas também é provido alimento extra para as bactérias do intestino grosso (cólon). Essa alimentação bacteriana extra resulta em alteração da flora intestinal, gases e sintomas de indigestão. 
O comer deve sempre começar com uma mastigação completa dos alimentos, para permitir que ocorra a digestão completa.

Category: