Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Nem toda gordura é ruim

Radio Advento | 9:00 AM |


Escolha as gorduras certas!

Você sabia que a gordura é o condutor do sabor? É por isso que alimentos gordurosos são tão gostosos. É importante você saber que nem toda gordura é ruim para a saúde. Na realidade, precisamos delas. O segredo é saber escolher corretamente.
Gorduras insaturadas
A gordura insaturada protege o coração quando utilizada moderadamente. Ela pode ser encontrada nos seguintes alimentos: óleos vegetais, azeite de oliva, óleo de canola, azeitonas e castanhas.

Gorduras saturadas
Por outro lado, a gordura saturada presente nos alimentos de origem animal e a gordura hidrogenada ou “trans”, como a margarina, encontrada em diversos alimentos industrializados, aumentam os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares (Aterosclerose, Angina, Infarto, Derrame).
Gorduras hidrogenadas
A Gordura Hidrogenada é uma gordura vegetal fabricada a partir de óleos vegetais que são colocados em uma câmara com gás hidrogênio à alta pressão e temperatura, resultando em uma pasta preta com mal cheiro que precisa ser alvejada e desodorizada (para ficar sem cor e sem cheiro). O resultado desse processo é um produto altamente prejudicial à saúde.
O consumo dessa gordura se relaciona com o aparecimento da chamada Síndrome Metabólica (aumento da circunferência abdominal, diabetes , aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, hipertensão e gordura no fígado). A descrição dessa síndrome, inicialmente chamada de Quarteto da Morte em 1984, coincide com o uso maciço dos hidrogenados pela indústria alimentícia americana.
Portanto, o objetivo não é eliminar todas as gorduras da dieta, mas evitar as que são prejudiciais (saturada e hidrogenada).
Cuidado com esses alimentos:
- Biscoitos, principalmente os recheados e wafers;
- Chips;
- Batata Frita de fast food;
- Tortas e bolos prontos;
- Misturas para bolo;
- Pães, principalmente os de massa doce;
- Sorvetes;
- Chocolates;
- Margarinas (quanto mais dura pior);
- Lanches de fast food;
- Macarrão instantâneo;
- Requeijão cremoso;
- Pipoca de microondas;
- Temperos prontos;
- Frituras em geral.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O PERFIL DE GORDURAS DA DIETA
- Coma mais frutas e vegetais;
- Prefira a gordura presente nos óleos vegetais, azeite de oliva, azeitonas, abacate e castanhas.

Category: