como acabar com o mal estar nos dias quentes

Para evitar o mal estar do seu dia a dia, aprenda alguma dicas simples e infalíveis.
Molhar a nuca
Molhar a nuca é otimo para diminuir a moleza. "A região da cabeça é um grande foco de dispersão do calor do corpo", afirma o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). Quando a nuca é resfriada pela água, o processo de perda de calor é acelerado, já que a temperatura do corpo é transferida rapidamente para o ambiente.
Cochilar depois do almoço
Tirar um cochilo depois do almoço, é bom para o corpo armazenar energia. Isso alivia a sensação de indisposição.
Escalda-pés gelado
Use água gelada para refrescar os pés. Isso ajudará a diminuir a sensação de mal-estar.
Ar-condicionado ou ventilador
O ar-condicionado diminui a temperatura e age favorecendo a perda de calor do corpo para o ambiente. Mas, segundo o cardiologista Henrique, o ventilador também pode ajudar a refrescar os dias quentes e é até mais saudável, pois o ar-condicionado pode irritar o nariz e provocar crises alérgicas. "Sempre que possível, prefira lugares com sombra e boa circulação de ar natural", recomenda.
Tecidos leves e cores claras
Procure usar tecidos leves, como o algodão que permitem a transpiração, e fuja de cores escuras.
Lâmpadas
Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes, isso ajudará a diminuir o calor do corpo e do ambiente, além de ajudar o seu bolso ao pagar uma conta de luz mais barata. "Aparelhos eletrônicos e lâmpadas incandescentes, quando ligados, podem gerar calor e aumentar a sensação de moleza", explica Henrique Patrus.
Aposte no blecaute
Sabe aquelas cortinas que não deixam a luz passar e são ótimas para você dormir até tarde? Elas são chamadas de blecaute e são excelentes para os dias de temperaturas altas. "O blecaute reflete a luz e o calor absorvido fica entre o tecido da cortina e o vidro, diminuindo o calor dissipado no ambiente", explica Paulo Camiz. Desse modo, o ambiente que tiver essas cortinas demorará mais a ficar quente e abafado.
Fonte: MSN
Category: saude