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Saiba como se previnir contra colesterol

Rádio Advento | 5:00 AM |


Colesterol, um mal que atinge a maioria da população, causando doenças cardiovasculares, como o entupimento das artérias do coração. Muitos não saber, mais os exercícios físicos tem um papel muito importante, assim como uma dieta saudável.
Praticando esses hábitos, faz com que eleve a produção do bom colesterol (HDL).
Causas de ter colesterol alto (LDL)
Carnes gordas e miúdos: Contêm gorduras saturadas, um dos vilões do colesterol. Exemplo: cupim, costela, contrafilê, pele de aves, fígado,coração e frutos do mar (como lula, camarão e marisco)
Embutidos: São ricos nas chamadas gorduras invisíveis, um verdadeiro perigo para a saúde. Exemplos: Salame, salsicha, linguiça, ortadela, presunto e torresmo.
Leite integral e derivados: Produzem gorduras invisíveis. Exemplos: Iogurte, manteiga, queijos amarelos e creme de leite.
Gordura vegetal hidrogenada contina em doces: COnhecida como gordura do tipo trans. Exemplos: Folhados, croissants, chantilly, sorvetes cremosos e bolachas recheadas ou amanteigadas.
Bons sinais
Verduras: São ricas em fibras, que reduzem a absorção de gorduras quando chegam ao interstino, colaborando, dessa forma, para o controle do colesterol.
Frutas: Além de conter fibras, são naturalmente isentas de colesterol, substância presente apenas em alimentos de origem animal.
Azeite: Esbanja gordura monoinsaturada e eleva os níveis do bom colesterol.
Aveia e cereais integrais: Ajudam na eliminação do colesterol ruim.
Peixes de água fria: Possuem gorduras poli-insaturadas e reduzem os níveis do mau colesterol na corrente sanguínea.
Evite certos alimentos
- Leite integral (tipos A e B)
- Iogurte tradicional
- Manteiga
- Queijos amarelos (prato, mussarela, parmesão)
- Requeijão e cream cheese
- Carnes gordas e miúdos
- Embutidos
- Frutos do mar (lula, polvo, camarão, marisco e lagosta)

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