Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Reanimada por Sua Palavra

Radio Advento | 3:00 PM |


Meu envolvimento com o projeto “Reavivados por Sua Palavra” começou antes mesmo que o projeto estivesse sendo divulgado no Brasil. Acompanhando as ações de reavivamento e reforma da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, me deparei com um vídeo interessante, que mostrava pessoas, em diferentes contextos, lendo a Bíblia. Era o vídeo promocional do “Reavivados por Sua Palavra”. Assim que possível, legendei o vídeo e disponibilizei para os leitores do blog MulherAdventista.com. Enviei e-mails para líderes de igrejas com quem tenho amizade, também divulgando o projeto, e criei uma página no Facebook para compartilhar minhas impressões diárias da leitura. Fiquei imensamente feliz quando vi o projeto tomando corpo e sendo abraçado por centenas de pessoas. Através da tag #rpsp era possível acompanhar as impressões de outros irmãos geograficamente distantes, mas unidos por uma mesma Palavra.

Infelizmente, devido à correria do dia a dia, deixei aos poucos de acompanhar o Twitter, e consequentemente a tag. Com a criação do aplicativo “Reavivados por Sua Palavra” para o Facebook, eu entendi que era o momento de deixar também a página. De repente, me peguei vacilando na leitura.

No início eu lia o capítulo da Bíblia e junto com ele algum capítulo do Espírito de Profecia que se referisse àquele tema. Mas chegou um momento em que nem no capítulo eu estava mais assídua. Eu havia voltado a reduzir minha devoção pessoal ao meu tradicional estudo da Lição da Escola Sabatina e da Meditação.

Mas isso me incomodava profundamente, e tenho certeza que o incômodo se dava em função das “bênçãos extras”, se assim posso dizer, que eu deixava de ter em minha devoção pessoal. Creio que realmente são bênçãos extras, porque é uma porção especial de bênçãos únicas que recebemos quando paramos para ouvir a voz de Deus através da leitura atenta de uma pequena porção das Escrituras.

Eu tenho por costume grifar e fazer anotações quando estudo qualquer tipo de conteúdo, e com a Bíblia não é diferente. E a leitura de apenas um capítulo por dia proporciona maior reflexão e permite extrair mais lições de menos palavras. É praticamente a experiência de aprender com cada versículo. É isso que tenho feito novamente.

Com o incômodo veio a motivação e o ânimo para retornar à leitura, e como é bom dedicar-se a parar para entender o que Deus tem a me dizer de novo através de histórias que ouço desde a minha infância e que já tive oportunidade de ler em outras empreitadas de leituras bíblicas.

Através desse plano de leitura, eu aprendi que não há um verso sequer na Bíblia que não me possa ensinar algo, e isso aumenta minha sensibilidade diante da voz de Deus e me obriga a não me levantar de meu culto a Deus sem ter compreendido a mensagem dEle para o meu dia. Além disso, minha experiência como pregadora foi renovada com a compreensão de que de cada versículo é possível extrair um sermão.

Se você ainda não está participando, eu lhe convido a se unir a adventistas de todo o mundo nesse plano de leitura diária da Bíblia. Se você já começou e, por algum acidente de percurso se perdeu na leitura, como eu, volte já, Deus tem mensagens importantes todos os dias para você. Há uma bênção especial em participar desse projeto.

(Karyne M. Lira Correia, psicóloga, mestre em Psicologia, consultora em Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, palestrante e editora de conteúdo para a internet)

Category: