Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Descoberta rede de corrupção no futebol

Radio Advento | 4:00 AM |


A Europol, organização europeia de polícia, informou nesta segunda-feira que descobriu uma rede de corrupção internacional no futebol profissional na qual estão envolvidos mais de 15 países no mundo todo e que já realizou 50 detenções. Estão sob suspeitas inclusive jogos da Copa dos Campeões da Europa e até da Copa do Mundo. O diretor da Europol, Rob Wainwright, informou que “foram identificados mais de 380 partidas de futebol profissional nas quais houve práticas de apostas ilegais”, e que “essa ampla rede criminosa é controlada desde a Ásia”. Entre essas partidas, “ficou provada a prática de combinação de resultados em 150 casos”, acrescentou um dos policiais que participaram da investigação. “Realizamos a maior investigação sobre partidas suspeitas no futebol”, disse o diretor da Europol, ao mesmo tempo em que acrescentou que esses supostos delitos envolvem “enormes quantidades de dinheiro”.

Entre os países investigados figuram Alemanha, Áustria, Eslovênia, Grã-Bretanha, Hungria, Holanda e Turquia. Wainwright informou também que a Europol “emitiu 28 ordens internacionais de prisão” e outras 50 pessoas já foram detidas.

Os especialistas da Europol investigaram durante 18 meses um total de 425 jogos de futebol oficiais, assim como representantes de clubes, jogadores e criminosos que são suspeitos de envolvimento com os casos de corrupção. Segundo as informações da organização do Serviço Europeu de Polícia, essas operações teriam dado lucro de oito milhões de euros e essa rede teria efetuado pagamentos no valor de dois milhões de euros em subornos, sendo 140 mil euros o maior realizado a uma pessoa.

O diretor da Europol acrescentou que os resultados da investigação apontam “em direção a um grande problema de integridade no futebol europeu”.


Nota: Você queria um bom argumento para não mais assistir aos “jogos” de futebol? Aí está. Em lugar de perder tempo com isso (financiando a corrupção), vá bater uma bolinha com os amigos ou simplesmente caminhar ao ar livre – ou fazer qualquer outra coisa que seja saudável e edificante.[MB]

Category: