Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Axilas sempre saudáveis

Radio Advento | 5:30 AM |

Fatores como a depilação e cremes 

As axilas costumam ser menos vista nas mulheres e pouco cuidadas, principalmente no verão. Devido a exposição da região ao sol pelo uso de biquínis, regatas ou vestidos, são necessários cuidados especiais para prevenir velhos inimigos, como pelos encravados, alergias e manchas.

Se a pele está sensível a ativos químicos, a região sofre com o contato frequente das roupas e do suor, capaz de desencadear alergias, escurecer o local e favorecer a absorção de substâncias que estejam em sua superfície. Para expor as axilas, atente-se para os principais cuidados
para manter a pele lisa, saudável e macia.
Banho
A atenção extra com as axilas já começa debaixo do chuveiro. Para fazer uma boa higienização da área, a dica é optar por sabonetes antissépticos e esponjas macias que não machuquem a pele da região. Depois do banho, vale a pena secar bem o local com uma toalha limpa, para evitar a umidade que, somada ao calor, facilita a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, as axilas precisam receber uma hidratação caprichada, feita com o mesmo hidratante corporal, para garantir a eliminação do aspecto áspero e dar lugar a uma cútis lisa e clarinha.
 
“A aplicação diária de cremes reduz a formação de manchas, prurido e vermelhidão causados pelo processo irritativo, pois quando se hidrata a pele, aumenta-se a barreira de proteção cutânea”, explica Claudio Mutti, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

Desodorantes
Ideais para a saúde das axilas e o bem-estar das mulheres, os desodorantes nas versões creme, bastão e roll-on são sempre as melhores opções para deixar a pele hidratada, além de cheirosa.
Outra opção, é usar em itens com vitaminas E e F que, juntas, promovem a hidratação da área, bastante exposta aos raios solares nesta época do ano. “Em contato com a axila, a vitamina E tem ação antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo. Já a F, possui efeito ntiqueratinizante, capaz de deixar a pele mais hidratada e com aspecto jovem e bonito”, informa Claudio.

Depilação
Procedimento nada suave para as axilas, a depilação deve ser feita de acordo com cada tipo de pele. Por isso, antes de partir para um método específico, vale a pena prestar atenção nas reações do corpo para descobrir qual técnica é a mais eficiente.  “Como a cera, às vezes, a lâmina e o creme depilatório causam alergia, destaco a depilação a laser como a mais eficiente e saudável das opções”, recomenda Roberta Bibas, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Independentemente do processo de depilação escolhido, algumas dicas, como esfoliar a pele uma semana antes da remoção dos fios (para facilitar a saída do pelo e evitar os encravados), tomar banho com água morna antes do procedimento (para ajudar a abrir os poros) e manter a região hidratada com desodorantes calmantes que diminuem inflamação e o ressecamento da região, são essenciais na hora da remoção dos pelos e também para a preservação da pele das axilas. 
“Além disso, com o fim do processo de depilação, é fundamental evitar o sol por, pelo menos, três dias, pois o contato direto dos raios ultravioleta com a pele favorece o surgimento de manchas e tende a deixar a cútis mais ressecada”, informa Roberta.

Category: