Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Humanos são equipados para ver o campo magnético

Rádio Advento | 11:00 AM |


Segundo um estudo publicado na Nature Communications, os seres humanos podem ser capazes de detectar inatamente o campo magnético da Terra, graças a um composto encontrado em nossos olhos. É provável que em algum momento no passado os humanos tenham dependido da identificação magnética para auxiliar em sua sobrevivência. Muitos animais usam um sistema inato que detecta o campo magnético da Terra e produz estímulos pautados no magnetismo terrestre. Uma proteína chamada cryptochromes está presente tanto nos vegetais como nos animais, sendo relacionada com os ritmos circadianos de animais e plantas. A proteína cryptochromes produz uma reação química em resposta ao campo magnético. Muitos aspectos sobre como os animais se orientam por meio do geomagnetismo são um verdadeiro mistério.

Um estudo encontrou cryptochromes no olho humano e sugere que a proteína poderia reagir ao campo magnético produzindo um feixe luminoso que permitiria ao ser humano detectar ou “enxergar” o geomagnetismo.

O estudo é recente e algumas perguntas ainda estão por ser respondidas, entre elas, a duvida se isso ainda é funcional no homem moderno e por que, por algum motivo, o cérebro aprendeu a ignorar os sinais ou se apenas os primitivos [sic] tinham esse mecanismo ativo.

É de conhecimento geral que os humanos não enxergam as linhas magnéticas da Terra; o curioso é que existe a possibilidade de possuirmos uma ferramenta para isso. Novos estudos devem desvendar essa questão.

Category: