Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Tema a Deus e não temas

Bruno Torres | 3:48 AM |

O ser humano tira prazer de fontes muito diversas e algumas delas até mesmo bem improváveis; para mim, nenhuma é maior nesse quesito do que os filmes de terror. Por que razão alguém de bom grado escolhe passar duas horas sentindo medo?
O medo é um dos sentimentos mais universais. Todos o sentem. Todos tem seus “top 10” medos e o consenso geral é o de que falar em público, ficar sozinho, ter dificuldades financeiras, insetos e voar são dos mais corriqueiros. O medo tem um aspecto positivo, que é o de ajudar na nossa preservação, nos alertar contra riscos iminentes ou desnecessários, mas tem muitos aspectos negativos, que incluem a paralisação absoluta e o descontrole sobre certas funcionalidades fisiológicas, dependendo da intensidade do medo. O medo nos impulsiona a querer nos ver fora daquela situação que o originou e é por isso que não entendo o prazer que alguns têm em filmes de terror com seus sustos, caveiras falantes, seres bizarros, assassinos desumanos, zumbis e etc.
Mas é por ser um sentimento tão universal e tão inescapável que a frase mais repetida em toda Bíblia é justamente “não tenha medo”. Certamente essa frase não estaria tão repetida se o medo fosse algo eventual e episódico. Não, ele faz parte da nossa experiência, está aqui o tempo todo, espreitando. “Não tenha medo”, diz nosso Deus, da mesma forma que um pai diz a seu filhinho, expressando que sua presença ao lado dele deveria ser suficiente para tranquilizá-lo. “Você acha que há coisas assustadoras embaixo da cama, mas eu estou aqui!”
Mas por que razão Deus nos pede para não ter medo tantas e tantas vezes se em outras oportunidades ele nos orienta a “temer a Deus”? Como a presença dEle vai espantar o medo se sou orientado a ter medo justamente dEle? O que significa temer a Deus?
Decerto que não significa que devemos ter medo dEle como temos nos filmes de terror ou quando ouvimos um barulho estranho no meio da noite. Afinal de contas, se Ele pretendia ser temido nesse sentido, não deveria ter aparecido com a aparência inofensiva de Jesus e Se deixar matar daquela forma. A Bíblia não nos brinda com muitas cenas de horror envolvendo caveiras falantes, zumbis e embora haja no Apocalipse e em Daniel alguns monstros estranhos o contexto deixa claro que eles são simbólicos, não reais. Ok, isso ajuda a entender o que não é temer a Deus, mas não ajuda nada a entender o que temer a Deus significa.
Talvez ajude a responder a essa questão a noção de que algo que você teme você não ignora. Você não vive como se aquilo que você teme simplesmente não existisse. Você não nega a existência das circunstâncias em que precisa falar em público, voar, você não nega que existam insetos, ao contrário, você vive ciente da possibilidade de cruzar o caminho dessas coisas. E também você não brinca com uma coisa que você teme; o medo é emergencial, ele não pode ser postergado. Você não continua jantando e pensando: um dia vou ter que lidar com aquela barata que está ali em cima da pia. É nesse sentido que devemos temer a Deus. De forma curiosa, para vencer nossos medos, precisamos desenvolver essa espécie de temor de Deus, um senso constante de Sua presença e santidade, reverenciando e respeitando nosso Criador. Afinal de contas, “no amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (I João 4:18).

Fonte: Bíblia Sagrada

Category: