Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

JÓ. Como lidar melhor com o sofrimento.

ISRAEL QUEIROZ | 3:34 AM |





O livro de Jó fala de um homem muito especial. Ele é apresentado no início da história como um servo de Deus admirável, abençoado com muitas riquezas e uma família maravilhosa. Deus tinha muito prazer na vida de Jó! Certo dia satanás estava rodeando a terra, “pois anda em derredor bramado como leão, buscando a quem possa tragar”, então Deus lhe disse: “Viste o meu servo Jó? Ninguém há na terra semelhante a ele.” E satanás insinuou que sua fidelidade a Deus estava condicionada às bênçãos de Deus sobre sua vida. Então Deus permitiu que Jó fosse provado, testado em sua fé.
Apesar de sua fé e sua dignidade, de uma hora para outra, foi despojado de suas riquezas, de sua família e de sua saúde.
Ele não sabia por que estava acontecendo tudo aquilo. Nós sabemos que Deus estava mostrando a satanás que a fé de Jó era genuína, verdadeira.
Três amigos vieram consolá-lo em sua desgraça; e os quatro se envolveram numa grande discussão, que resultou no livro de Jó. Os amigos de Jó queriam convencê-lo de que seu sofrimento era conseqüência de algum pecado; ele rejeitou o argumento deles e tentou mostrar sua inocência. Depois o próprio Deus se dirigiu a Jó que O escutou com um coração quebrantado e contrito. Finalmente, Deus declarou a inocência de Jó, repreendeu seus amigos e mandou que Jó orasse por eles. E o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuia, dez filhos e muita saúde.
Ao ler esta história, somos impactados pelo seu testemunho. Sua vida de fé e obediência é uma inspiração para todos nós. Viveu uma vida agradável a Deus. Veremos como deve ser uma vida que agrada a Deus.Jó era temente a Deus. TEMER é tributar reverência e respeito. Isso significa que Jó era um servo de Deus consciente do seu papel; tinha uma vida devota e submissa. Seu prazer era amar ao Senhor e obedecer a sua palavra.
Em Eclesiastes 12:13 lemos “Temer a Deus e guardar seus mandamentos é todo o dever do homem”.
Mas, o que é TEMER ao Senhor? Temer a Deus não é ter medo, mas é perceber a grandeza de Deus, perceber quem ELE é. E isso depende de conhecê-lo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer” é o desafio de Sua palavra. Por isso há tanta ênfase nas escrituras ao temer a Deus. “O temor do Senhor é o principio da sabedoria”. O conhecer a Deus é o principio do saber, pois só assim podemos conhecer a nós mesmos. Ninguém se conhece se não conhecer a Deus Quanto mais alguém conhece a Deus, mas humilde e dependente se torna. Quando olhamos para uma pessoa, sabemos se teme ou não ao Senhor. Jó amava a Deus. Vemos isso quando foi incitado por sua esposa a blasfemar contra Deus e morrer. Ele respondeu: “Falas como qualquer doida, temos recebido o bem de Deus e não receberíamos o mal? Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra” Jó 2:10 e 19:25. Esta é sem dúvida uma declaração de fé.
Jó era amigo de DeusSe alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.”

Category: