Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Gestantes e os cuidados ao viajar. Saiba mais

Radio Advento | 5:00 AM |


Durante o período de gestação, os médicos não proíbem a gestante de viajar, porém, existem alguns cuidados e indicações que devem ser tomados, evitando problemas para a mãe e o bebê.
 
Especialistas indicam que, dependendo do mês de gravidez que a mulher estiver, não é recomendável viajar de avião. Mergulhos, cavalgadas e longos passeios no sol, também não são indicados.
 
Siga as orientações que o ginecologista e obstetra, Dr. José Bento, e da “Cartilha de Medicina Aeroespacial”, do Conselho Federal de Medicina, sobre como fazer uma viagem tranquila.
 
Viagens de avião
 
- A orientação dos médicos é que só se deve viajar de avião entre o terceiro e o sétimo mês (preferencialmente até a 32ª semana). Antes disso o feto ainda está em formação, e após esse período há risco de parto prematuro. Mulheres com gestações múltiplas (de dois ou mais bebês) devem tomar cuidado redobrado. Para elas, recomenda-se não viajar a partir da 28ª semana.
 
- A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) recomenda às companhias aéreas que peçam uma autorização médica para as grávidas que viajarem a partir da 36ª semana (32ª, no caso de gestações múltiplas). Muitas empresas fazem essa exigência, mas a semana em que ela é obrigatória pode variar. Informe-se com a sua companhia para saber quais são os procedimentos.
 
- Em qualquer fase da gestação, consulte seu obstetra antes de viajar, para saber se há algum risco ou se é preciso tomar cuidados extras.
 Grávidas têm vontade de urinar com mais frequência. Escolha um assento no corredor para poder ir ao banheiro com mais comodidade.
 
- Na gestação, a quantidade de sangue circulante aumenta cerca de 50%. Ficar muito tempo na mesma posição dificulta o retorno venoso e causa inchaço, muitas vezes maior do que o já experimentado por pessoas não grávidas. Para evitar esse incômodo, recomenda-se usar uma meia de média compressão durante o voo. Faça exercícios com as pernas enquanto estiver sentada e caminhe um pouco se o voo for longo.
 
- Gestantes se desidratam com facilidade. Tome um litro de água para cada 6 horas de viagem.
 
- Use um lubrificante nasal (soro). O ar é muito seco e, como há muitas impurezas, aumenta o risco de adquirir uma infecção viral, por exemplo.
 
- No dia anterior e durante o voo, evite alimentos que produzam gases.
 
- Evite chá, café e bebidas com cola. Elas são diuréticas e aumentam a vontade de urinar.
 
- Use o cinto de segurança o máximo de tempo possível, para evitar choques na barriga, especialmente perigosos no terceiro trimestre. Coloque-o abaixo da barriga, de forma que fique confortável.
 
Viagens de carro ou de ônibus
 
- Faça paradas a cada hora e meia ou duas horas, para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve.
 
No destino
 
- Cuidado com malas pesadas. Peça para outra pessoa pegar a bagagem na esteira do aeroporto e, se possível, carregue apenas uma bolsa de mão leve.
 
- É comum que, em viagens, as pessoas saiam muito da rotina, e isso pode ser prejudicial para a gestação. Divirta-se, mas tente manter uma alimentação saudável e regular, e um bom ritmo de sono. Lembre-se de beber água com frequência.
 
- Não abuse das caminhadas, principalmente sob o sol. Na praia, tome cuidado com insolação e desidratação.
 
- Mergulho só pode ser feito na superfície, com snorkel. Com cilindro é contra-indicado durante a gravidez.
 
- Cavalgar, andar de moto, usar toboáguas e pular de asa delta ou de "bungee jump" também são atividades contra-indicadas.
 
- Leve alguns remédios básicos, principalmente se for para outro país, pois alguns deles exigem receita para medicamentos que estão liberados no Brasil. Se for usar, ligue para o seu médico antes.
 
 
Fonte: G1

Category: